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Um resumo das contribuições do estudo da Tipografia Hennies para a memória gráfica paulistana

A summary of the contributions of the study on Tipografia Hennies to São Paulo graphic memory

PAIA, Jade Samara ; FARIAS, Priscila Lena ;

Artigo:

Essa pesquisa teve como objeto de estudo a Tipografia Hennies, fundada em São Paulo em 1891 por imigrantes alemães e ativa até 1992. Teve como objetivo principal levantar dados sobre a produção tipográfica paulistana e contribuir para estudos em memória gráfica e cultura material deste recorte geográfico e temporal. A pesquisa visou o levantamento das obras impressas, raras e efêmeras, e a partir destas o levantamento do repertório tipográfico, a identificação dos tipos e a investigação de suas origens e influências. Os métodos priorizaram o acesso às fontes primárias. As entrevistas realizadas com o último proprietário e o acesso a documentos particulares como fotografias, livros de registros, catálogos de tipos e de suprimentos gráficos foram importantes fontes para a pesquisa. Livros raros, jornais, revistas e anuários foram pesquisados pelo nome do impressor, com a consulta a mais de 550 obras impressas pelos Hennies, espalhadas por acervos do Brasil, Portugal, Letônia e Alemanha. Jornais que circularam no período revelaram fatos históricos. O repertório tipográfico, com mais de 230 famílias de tipos, conjuntos de ornamentos e vinhetas, foi disponibilizado na plataforma Tipografia Paulistana (FARIAS et al.,2022). A hipótese de que as famílias tipográficas, ou ao menos uma parte delas, teriam vindo da Alemanha foi verificada em visita aos principais acervos de espécimes de tipos da Alemanha, ocasião na qual catálogos foram examinados e caracteres similares foram comparados aos tipos do repertório dos Hennies. Os resultados revelaram uma forte conexão deste repertório tipográfico com algumas das maiores fundidoras de tipos da Alemanha na virada do século XIX para o XX, ampliando as perspectivas sobre o comércio de tipos móveis envolvendo esses dois países. A análise dos resultados revelaram que as novidades tipográficas estavam chegando rapidamente aos portos sul-americanos, atualizando e alinhando a cultura gráfica brasileira com as tendências tipográficas alemãs.

Artigo:

The focus of this research was Tipografia Hennies –or Hennies Brothers Letterpress Printing Shop–, founded in São Paulo in 1891 by German immigrants and active until 1992. Its main objective was to collect data on typographic printing in São Paulo and contribute to studies on graphic memory and material culture within these geographic and temporal boundaries. The research aimed to survey printed, rare and ephemeral artifacts, and from these to establish a typographic repertoire, to identify typefaces and to investigate their origins and influences. The methods prioritized access to primary sources. The interviews conducted with the last owner and access to private documents such as photographs, record books, a type specimen and graphic supplies catalogs were important sources for the research. Rare books, newspapers, magazines and yearbooks were searched for by the name of the printer, leading to the examination of more than 550 artifacts printed by the Hennies, spread across collections in Brazil, Portugal, Latvia and Germany. Newspapers circulating in the period revealed historical facts. The typographic repertoire, with more than 230 typefaces, sets of ornament and vignettes, was made available on the Tipografia Paulistana platform (FARIAS et al.,2022). The hypothesis that the typefaces, or at least part of them, would have come from Germany was verified in visits to the main German type specimen collections, on which occasion catalogs were examined and similar characters were compared to types from the Hennies' repertoire. The results revealed a strong connection of this typographic repertoire with some of the largest type foundries in Germany at the turn of the 19th to the 20th century, broadening perspectives on the movable metal type trade involving these two countries. The analysis of the results revealed that typographic novelties were quickly arriving in South American ports, updating and aligning Brazilian printing culture with German typographic trends.

Palavras-chave: história do design; memória gráfica; tipografia,

Palavras-chave: design history; graphic memory; typography,

DOI: 10.5151/6spdesign-028

Referências bibliográficas
  • [1] FARIAS, P. L. et. al. (2022). Empresas: Oficinas tipográficas e fornecedores de tipos móveis atuantes na cidade de São Paulo entre 1827 e 1927. Hennies Irmãos. In: Tipografia Paulistana. LabVisual, FAU USP. 05/09/2022.
Como citar:

PAIA, Jade Samara; FARIAS, Priscila Lena; "Um resumo das contribuições do estudo da Tipografia Hennies para a memória gráfica paulistana", p. 55-56 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-028

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