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UMA ESTRUTURA PROTETORA CONTRA CAPOTAMENTO E IMPACTO (R.O.P.S.) PARA SER EXTERNAMENTE MONTADA SOBRE UM VEÍCULO 4X4 – PROJETO E TESTES

Moura, Henrique G. ; Oliveira, Alessandro B. S. ;

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É comum na indústria encontrar aplicações de veículos 4x4, seja para transporte de passageiros ou carga, por trilhas e estradas em condições desfavoráveis tal que se possam esperar acidentes com risco de esmagamento de cabine. Para tais aplicações, recomenda-se a utilização de estruturas protetoras contra capotamento e impactos (ROPS), devidamente projetadas para cada veículo de modo a promover a segurança dos passageiros sem comprometer os critérios técnicos necessários para a correta utilização do mesmo. Este trabalho apresenta resultados de um projeto solicitado por uma companhia brasileira do setor da mineração, voltado para a construção e montagem externa de um ROPS sobre um veículo 4x4, utilizado em trilhas, com elevado risco de acidentes com rolamento em altura, no interior de minas abertas. Como parte importante para a futura homologação da estrutura, um protótipo foi construído e testado numericamente e fisicamente, pela Universidade de Brasília Campus Gama. Todas as análises de CAD/CAE, aqui mencionadas, foram realizadas pelos softwares comerciais CATIA V5® e ANSYS®. Os testes físicos foram realizados em uma bancada experimental, devidamente projetada para a aplicação de cargas nas três direções principais de choque, longitudinal, transversal e vertical. Passada a etapa de análises numéricas, coleta de dados e aprimoramentos, o protótipo foi submetido a um teste piloto, tendo este sido montado no interior de um veículo 4x4 para capotamento proposital em pista, com o intuito de se avaliar as deformações reais de uma cabine, bem como a integridade do veículo.

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Palavras-chave: ROPS, capotamento, projeto.,

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-87

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Como citar:

Moura, Henrique G.; Oliveira, Alessandro B. S.; "UMA ESTRUTURA PROTETORA CONTRA CAPOTAMENTO E IMPACTO (R.O.P.S.) PARA SER EXTERNAMENTE MONTADA SOBRE UM VEÍCULO 4X4 – PROJETO E TESTES", p. 673-688 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-87

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