Agosto 2014 vol. 1 num. 2 - XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
UMA ESTRUTURA PROTETORA CONTRA CAPOTAMENTO E IMPACTO (R.O.P.S.) PARA SER MONTADA NO INTERIOR DA CABINE DE UM VEÍCULO 4X4 – PROJETO E TESTES
Moura, Henrique G. ; Oliveira, Alessandro B. S. ;
Artigo Completo:
É comum na indústria encontrar aplicações de veículos 4x4, seja para transporte de passageiros ou carga, por trilhas e estradas em condições desfavoráveis tal que se possam esperar acidentes com risco de esmagamento de cabine. Para tais aplicações, recomenda-se a utilização de estruturas protetoras contra capotamento e impactos (ROPS), devidamente projetadas para cada veículo de modo a promover a segurança dos passageiros sem comprometer os critérios técnicos necessários para a correta utilização do mesmo. Este trabalho apresenta resultados de um projeto solicitado por uma companhia brasileira do setor da mineração, voltado para a construção e montagem de um ROPS no interior de um veículo 4x4, utilizado em trilhas, com elevado risco de acidentes com rolamento em altura, no interior de minas abertas. Como parte importante para a futura homologação da estrutura, um protótipo foi construído e testado numericamente e fisicamente, pela Universidade de Brasília Campus Gama. Todas as análises de CAD/CAE, aqui mencionadas, foram realizadas pelos softwares comerciais CATIA V5® e ANSYS®. Os testes físicos foram realizados em uma bancada experimental, devidamente projetada para a aplicação de cargas nas três direções principais de choque, longitudinal, transversal e vertical. Passada a etapa de análises numéricas, coleta de dados e aprimoramentos, o protótipo foi submetido a um teste piloto, tendo este sido montado no interior de um veículo 4x4 para capotamento proposital em pista, com o intuito de se avaliar as deformações reais de uma cabine, bem como a integridade do veículo.
Artigo Completo:
Palavras-chave: ROPS, Drop Test, capotamento, projeto.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/engpro-simea2014-86
Referências bibliográficas
- [1] RMA Group. Light Vehicle Rollover Protection Structure (ROPS) – Test Protocol. Disponível em http://www.miningrops.com.au/downloads/test_protocol_RMA.pdf. Acesso em: 27/05/2014 às 15h.
- [2] NBR NM – ISO 3471: Máquinas Rodoviárias – Estruturas Protetoras Contra Acidentes na Capotagem – Ensaios de laboratório e Requisitos de Desempenho, 2000.
- [3] SAE J 1119 – Steel Products for Rollover Protective Structures (ROPS) and Falling Object Protective Structures (FOPS), 2008.
- [4] FRIEDMAN, D. and Nash, C. Advanced Roof Design for Rollover Protection, 17th ESV 01-S12-W-94, 2001.
- [5] HERST, B., FORREST, S. and MEYER, S.E. Strenght Improvements to Automotive Roof Components, SAE 98029,1998.
- [6] ISO 3164: Earth-moving machinery - Laboratory evaluations of protective structures - Specifications for deflection-limiting volume, 1995.
- [7] BEER, F. P. et al. Resistência dos Materiais, 4a ed. McGraw Hill, 2006.
- [8] COOK, R. D., MALKUS, D. S., PLESHA, M. E., Witt, R. J., Concepts And Applications Of Finite Element Analysis, John Wiley Andamp; Sons, 4 ed., 2002.
- [9] REES, D.W.A. Basic Engineering Plasticity, Elsevier Ltd, 2006.
- [10] COOPERRIDER, N. K., THOMAS, T.M. and HAMMOUD, S.A. Testing and Analisys of Vehicle Rollover Behavior, SAE 900366, 1990.
- [11] CHEN, H. F. and GUNTHER, D.A. Modelling of Rollover Sequences, SAE 931976, 1993.
- [12] JONES, I.S. and PENNY, M.B. Engineering Parameters Related to Roll Over Frequency, SAE 900104, 1990.
- [13] SYSON, S. R. Occupant to roof contact: roll-overs and drop tests, SAE 950654, in advances in Occupant Protection Technologies for the mid Nineties, SAE SP 1077, Society of Automotive Engineers, 1995.
- [14] FMVSS 216: Federal Motor Vehicle Safety Standards, Roof Crash Resistance. Disponível em http://www.nhtsa.gov/cars/rules/rulings/roofcrushnotice/216nprm-to-fr.html. Acesso em: 27/05/2014 às 15h.
- [15] DODT, R. C. Accidents Reviews: Rollovers, Ford International Document from the Automotive Safety Research Office, Report N0 S-87-36, 30 November 1967.
- [16] KLEIN, T.M. A Statistical Analyis of Vehicle Rollover Propensity and Vehicle Stability, SAE 920584, 1992.
Como citar:
Moura, Henrique G.; Oliveira, Alessandro B. S.; "UMA ESTRUTURA PROTETORA CONTRA CAPOTAMENTO E IMPACTO (R.O.P.S.) PARA SER MONTADA NO INTERIOR DA CABINE DE UM VEÍCULO 4X4 – PROJETO E TESTES", p. 655-672 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea2014-86
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações