Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

UMA FERRAMENTA INTERATIVA E COLABORATIVA PARA AUXILIAR A GESTÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA E DE FUNDAMENTOS TECNOLÓGICOS NA ERA DIGITAL

AN INTERACTIVE AND COLLABORATIVE TOOL TO HELP ENGINEERING AND TECHNOLOGICAL EDUCATION MANAGEMENT IN THE DIGITAL AGE

Silva, Juliana de Santana ; Lepikson, Herman A ; Junior, Armando Sá Ribeiro ; , ;

Article:

Os conceitos e tecnologias que fundamentam a Era Digital estão provocando, de forma crescente, mudanças continuas e imprevisíveis nos mais diversos segmentos da sociedade. Em razão disso, nota-se a necessidade de sistemas de ensino com a capacidade de se adaptar e evoluir de acordo com estas novas dinâmicas. Nessa perspectiva, este estudo objetiva apresentar um conceito de ferramenta orientada a auxiliar na evolução dos atuais sistemas de ensino para se adequar às novas demandas trazidas pela Era Digital. A concepção da referida ferramenta envolveu a utilização de processos e técnicas de desenvolvimento de produto. Como resultado, a proposta foi estruturada em seis serviços orientados ao suporte e consultoria para sistemas de ensino de engenharia na Era Digital.

Article:

The concepts and technologies that underlie the Digital Age are increasingly causing unpredictable and continuous changes in various segments of society. As a result, there is a need for education systems with the ability to adapt and evolve according to these new dynamics. From this perspective, this study aims to present a concept of tool oriented to assist in the evolution of current education systems to adapt to the new demands brought by the Digital Age. The design of this tool involved the use of processes and techniques of product development. As a result, the proposal was structured into six support and consulting services for engineering education systems in the Digital Age.

Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Ferramenta; Era Digital,

Palavras-chave: Teaching; Learning; Tool; Digital age,

DOI: 10.5151/siintec2019-91

Referências bibliográficas
  • [1] 1 STEFFENS, K. Competences, learning theories and MOOCs: Recent developments in lifelong learning. European Journal of Education, v. 50, n. 1, p. 41-59, 2015.
  • [2] 2 TVENGE, N.; MARTINSEN, K. Integration of digital learning in industry 4.0. 2018.
  • [3] 3 HUSSIN, A. A. Education 4.0 Made Simple: Ideas For Teaching. International Journal of Education and Literacy Studies, v. 6, n. 3, p. 92-98, 2018.
  • [4] 4 SIEKMANN, G.; FOWLER, C. Identifying Work Skills: International Approaches. Discussion Paper. National Centre for Vocational Education Research (NCVER), 2017.
  • [5] 5 HECKLAU, F. et al. Holistic approach for human resource management in Industry 4.0. Procedia Cirp, v. 54, p. 1-6, 2016.
  • [6] 6 BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n°2 de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/74471-resolucoes-cne-ces-2019. Acessado em: 12 ago 2019.
  • [7] 7 AMARAL, D. C. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos. Editora Saraiva, 201
  • [8] 8 LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. Editora Atlas. 2017.
Como citar:

Silva, Juliana de Santana; Lepikson, Herman A; Junior, Armando Sá Ribeiro; , ; "UMA FERRAMENTA INTERATIVA E COLABORATIVA PARA AUXILIAR A GESTÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA E DE FUNDAMENTOS TECNOLÓGICOS NA ERA DIGITAL", p. 730-737 . In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/siintec2019-91

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações