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Didática e metodologias ativas de aprendizagem: o que constam no projeto político pedagógico e revelam o fazer docente?

Didática e metodologias ativas de aprendizagem: o que constam no projeto político pedagógico e revelam o fazer docente?

Silva, Rosimeri Jorge da ; Bazzo, Jilvania Lima dos Santos ;

Artigo:

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e etnográfica, com uma abordagem exploratória, de ordem qualitativa com a obtenção de dados quantitativos e qualitativos, cujo objetivo é problematizar a organização da prática docente e as suas implicações na implementação do projeto político pedagógico (PPP) e, consequentemente, as metodologias de aprendizagem. Este estudo visa estabelecer uma relação entre a docência, a formação inicial e a constituição do PPP, como espaços coletivos de construções de identidades, que definem a função social da escola. Nessa relação, a Didática ocupa o lugar de problematização, da criação e da invenção sobre as práticas docentes e o projeto de escola. Tomando como referência as concepções que fundamentam o PPP. A partir de nossa experiência na área de formação de professores da educação básica, evidenciamos os resultados preliminares que nos mostram um distanciamento entre a gestão da escola e o fazer pedagógico, pois o gestor tem uma grande e diversa função administrativa, dispondo de tempo insuficiente, para compreender e atuar nas questões que envolvem o ensino e a aprendizagem, ao mesmo tempo em que há também esse distanciamento entre o PPP e o fazer docente.

Artigo:

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e etnográfica, com uma abordagem exploratória, de ordem qualitativa com a obtenção de dados quantitativos e qualitativos, cujo objetivo é problematizar a organização da prática docente e as suas implicações na implementação do projeto político pedagógico (PPP) e, consequentemente, as metodologias de aprendizagem. Este estudo visa estabelecer uma relação entre a docência, a formação inicial e a constituição do PPP, como espaços coletivos de construções de identidades, que definem a função social da escola. Nessa relação, a Didática ocupa o lugar de problematização, da criação e da invenção sobre as práticas docentes e o projeto de escola. Tomando como referência as concepções que fundamentam o PPP. A partir de nossa experiência na área de formação de professores da educação básica, evidenciamos os resultados preliminares que nos mostram um distanciamento entre a gestão da escola e o fazer pedagógico, pois o gestor tem uma grande e diversa função administrativa, dispondo de tempo insuficiente, para compreender e atuar nas questões que envolvem o ensino e a aprendizagem, ao mesmo tempo em que há também esse distanciamento entre o PPP e o fazer docente.

Palavras-chave: Docência; Didática; Projeto Político Pedagógico; Formação de professores; Metodologias ativas,

Palavras-chave: Docência; Didática; Projeto Político Pedagógico; Formação de professores; Metodologias ativas,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-02

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Como citar:

Silva, Rosimeri Jorge da; Bazzo, Jilvania Lima dos Santos; "Didática e metodologias ativas de aprendizagem: o que constam no projeto político pedagógico e revelam o fazer docente?", p. 15-29 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-02

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