Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Uma prática de resolução de equação do primeiro grau com uma turma de licenciatura em uma Universidade Federal

Uma prática de resolução de equação do primeiro grau com uma turma de licenciatura em uma Universidade Federal

Almeida, M. S. L. ; Nascimento, J. O. do ;

Artigo completo:

O ensino da matemática na Educação Básica tem ocorrido recorrentemente, por limitações, em que o professor realiza procedimentos transcritos na íntegra de materiais instrucionais prontos e acabados e os estudantes devem reproduzi-los ao realizar as tarefas. O objetivo deste trabalho é apresentarmos uma proposta de ensino cujo foco é tornar essa prática inteligível, focando em equações polinomiais. Como percurso metodológico foram escolhidos elementos teóricos que fazem parte da ecologia escolar, permitindo ao discente que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma a ser explicado, descrito, planejado e realizado com base em um conjunto de regras matemáticas que possam ser organizadas em um discurso tecnológico-teórico compatível com a Álgebra Elementar. As atividades foram elaboradas a partir de um Modelo Epistemológico de Referência (MER). Um MER pode ser utilizado para analisar ou questionar uma organização de ensino ou, como neste caso, proporcionar a construção de um sistema de tarefas para reconstruir a técnica para a tarefa em questão. Por fim, a metodologia proposta para a resolução de equações polinomiais redutíveis ao primeiro grau apresentou resultados satisfatórios, com indícios de aprendizagem pelos alunos.

Artigo completo:

The teaching of math in elementary School and high school from Brazil has been recurring, due to limitations, in which the teacher performs procedures transcribed in full of ready and finished instructional materials and students must reproduce them when performing the tasks. The objective of this work is to present a teaching proposal whose focus is to make this practice intelligible, focusing on polynomial equations. As a methodological path, theoretical elements that are part of school ecology were chosen, allowing the student that the teaching and learning process occurs in order to be explained, described, planned and carried out based on a set of mathematical rules that can be organized in a technological-theoretical discourse compatible with Elementary Algebra. The activities were developed based on an Epistemological Reference Model (ERM). A ERM can be used to analyze or question a teaching organization or, as in this case, provide the construction of a task system to reconstruct the technique for the task in question. Finally, the proposed methodology for solving polynomial equations reducible to the first degree showed satisfactory results, with evidence of learning by students.

Palavras-chave: ducação Matemática, Equações Polinomiais, Modelo Epistemológico de Referência,

Palavras-chave: Math Education, Polynomial equations, Epistemological Reference Model.,

DOI: 10.5151/xiecfa-Almeida

Referências bibliográficas
  • [1] GASCÓN, J. Los recorridos de estúdio y investigación para la formación del professorado. RDM, vol. 38, n. 1, pp. 79-117, 2018.
  • [2] CHEVALLARD, Y. La transposión didática: del saber sabio al saber ensenado. Buenos Aires: Aique, 2005.
  • [3] Chevallard, Y. Organiser l'étude 1. Structures et fonctions. In Dorier, J.–L., Artaud, M., Artigue, M., Berthelot, r., Floris, R. (Eds.), Actes de la 11e Ecole d'Eté de Didactique des Mathématiques (pp. 3–22). Grenoble, France: La Pensée Sauvage. 2002.
  • [4] CHEVALLARD, Y.La TAD face au professeur de mathématiques. UMR ADEF. Toulouse - França, 2009
  • [5] MONTEIRO, Luiz Henrique Jacy. Elementos de álgebra. Rio de Janeiro. Livro Técnico e Científico, 1978.
  • [6] QUEYSANNE, M; DELACHET, A. A álgebra moderna. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1964.
  • [7] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
Como citar:

Almeida, M. S. L.; Nascimento, J. O. do; "Uma prática de resolução de equação do primeiro grau com uma turma de licenciatura em uma Universidade Federal", p. 251-255 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xiecfa-Almeida

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações