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Uma revisão do potencial dos combustíveis sintéticos na descarbonização do setor de transportes

The potential of synthetic fuels in decarbonizing the transportation sector

ANDRADE, C. V. D. ; ORTOLAN, M. A. ; PALIOTO, E. ; MIOTTO, G. M. ;

Trabalho completo:

A busca pela redução das emissões de gases de efeito estufa do setor de transporte tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias veiculares, de motores e combustíveis que estejam alinhadas aos compromissos globais de descarbonização deste setor. O longevo domínio de motores a combustão interna impera a necessidade de aumentar o consumo de combustíveis com baixa pegada de carbono, como os biocombustíveis. A demanda de biocombustíveis vem crescendo nos últimos anos no Brasil. No entanto, há preocupações em relação a sua produção no que se refere ao uso da terra e na capacidade de suprir a demanda do setor rodoviário afim de atingir a metas de neutralidade de carbono. Uma alternativa promissora aos biocombustíveis são os combustíveis sintéticos. Ainda que a produção deste tipo de combustível alternativo esteja em estágio de desenvolvimento para aplicação comercial, estudos mostram que os efuels podem ser substitutos aos combustíveis de origem fóssil, contribuindo para tornar o transporte mais eficiente e sustentável. Sob essa perspectiva, esse projeto propõe-se a abordar a produção de combustíveis sintéticos no contexto brasileiro e que, junto aos bicombustíveis, possam vir a ser uma das estratégias de descarbonização do setor de transporte.

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The quest to reduce greenhouse gas emissions from the transport sector has driven the development of new vehicle, engine and fuel technologies that are in line with global decarbonization commitments in this sector. The long-standing dominance of internal combustion engines underlines the need to increase consumption of fuels with a low carbon footprint, such as biofuels. Demand for biofuels has been growing in recent years in Brazil. However, there are concerns about their production in terms of land use and the ability to meet the demand from the road sector in order to achieve carbon neutrality targets. A promising alternative to biofuels is synthetic fuels. Although the production of this type of alternative fuel is still at the development stage for commercial application, studies show that efuels can be substitutes for fossil fuels, contributing to make transportation more efficient and sustainable. From this perspective, this project aims to address the production of synthetic fuels in the Brazilian context, which, along with biofuels, could become one of the strategies for decarbonizing the transport sector.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP96

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Como citar:

ANDRADE, C. V. D.; ORTOLAN, M. A.; PALIOTO, E.; MIOTTO, G. M.; "Uma revisão do potencial dos combustíveis sintéticos na descarbonização do setor de transportes", p. 517-523 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP96

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