Fevereiro 2014 vol. 1 num. 1 - XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
UNIDADE DE AR CONDICIONADO PROJETADA PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES EQUIPADOS COM SOLUÇÃO START-STOP:MANUTENÇÃO DA PERCEPÇÃO DE CONFORTO DO USUÁRIO ALIADO À RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Baumgartner, Luis Fernando ; Miyauchi, Edison Tsutomu ; Aguiar, Paulo André Simões ;
Artigo Completo:
Com o objetivo de reduzir o consumo de combustível e consequentemente os níveis de emissões de CO2, um número crescente de veículos passou a ser equipado com a função Start- Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado (e entra em regime de marcha lenta). Em tais veículos, a manutenção do conforto no habitáculo fica comprometida uma vez que o compressor do sistema de ar condicionado desliga-se juntamente com o motor. Adicionalmente, a estratégia de controle usualmente aplicada nos sistemas Start-Stop prioriza o conforto do usuário, partindo o motor quando a temperatura do habitáculo se eleva, reduzindo assim o benefício para o consumo de combustível. Este artigo apresenta um sistema de ar condicionado que se utiliza de um evaporador com um acumulador integrado e preenchido por um material cujas características físicas permitem que este mude de fase quando a temperatura na região do evaporador começa a subir. Desta forma proporciona um prolongamento no tempo de fornecimento de ar frio para o habitáculo. Mantendo-se a sensação de conforto, a fase de motor desligado (função “Stop”) pode ser prolongada e assim reduzir efetivamente do consumo de combustível. Resultados de testes serão apresentados de forma a ilustrar a manutenção do conforto no habitáculo.
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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP44
Referências bibliográficas
Como citar:
Baumgartner, Luis Fernando; Miyauchi, Edison Tsutomu; Aguiar, Paulo André Simões; "UNIDADE DE AR CONDICIONADO PROJETADA PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES EQUIPADOS COM SOLUÇÃO START-STOP:MANUTENÇÃO DA PERCEPÇÃO DE CONFORTO DO USUÁRIO ALIADO À RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL", p. 305-320 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013.
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea-PAP44
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