Novembro 2017 vol. 3 num. 12 - 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto
Poster - Open Access.
USO DE ELEMENTOS DE VALOR PARA APOIAR A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS DE PSS
Fernandes, Sânia da Costa ; Rosa, Maiara ; Rozenfeld, Henrique ;
Poster:
Sistemas produto-serviço (PSS) são soluções que integram produtos e serviços de forma a suprir as necessidades de clientes por meio de maior valor percebido no uso. Para isso, as empresas devem enfatizar a criação da proposição de valor a fim de identificar os principais valores que a solução ofertada deve satisfazer. Este trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para a conceituação de um PSS durante a proposição de valor, associada a um conjunto de elementos de valor. Esta pesquisa adota a técnica de pesquisa-ação. A ferramenta foi verificada internamente e em duas aplicações baseadas em um estudo de caso realizado em uma empresa de manufatura de equipamentos para diagnóstico médico. Ela provê a identificação das necessidades, oportunidades e insights dos stakeholders, bem como de problemas que se deseja evitar ou solucionar. Esses resultados são utilizados como inspiração para a ideação de soluções e de suas características, juntamente com uma relação de possíveis elementos de valor que podem ser oferecidos em um PSS, sejam funcionais, emocionais, de mudança de vida e/ou sociais. Este trabalho contribui com as empresas de manufatura em processo de servitização para a criação de um PSS que enfoque nos valores elementares oferecidos aos stakeholders.
Poster:
Palavras-chave: sistemas produto-serviço, valor, ideação, conceitos, ferramenta,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cbgdp2017-034
Referências bibliográficas
- [1] ALMQUIST, E.; SENIOR, J.; BLOCH, N. The elements of value. Harvard Business Review, n. September, p. 46-53, 2016.
- [2] BAINES, T. et al. The servitization of manufacturing: a review of literature and reflection on future challenges. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 20, n. 5, p. 547-567, 2009.
- [3] BOEHM, M.; THOMAS, O. Looking beyond the rim of one’s teacup: A multidisciplinary literature review of Product-Service Systems in Information Systems, Business Management, and Engineering & Design. Journal of Cleaner Production, v. 51, p. 245-250, 201
- [4] COUGHLAN, P.; COGHLAN, D. Action Research. Researching Operations Management, 2009.
- [5] LIEDTKA, J.; OGILVIE, T. Designing for growth: a design thinking tool kit for managers, Columbia University Press, USA, 2011.
- [6] MARTINEZ, V. et al. Challenges in transforming manufacturing organisations into product-service providers. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 21, n. 4, p. 449-469, 2010.
- [7] MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370-396, 1943.
- [8] OSTERWALDER, A. et al. Value Proposition Design. Wiley, 2014, 320 p.
- [9] PIERONI, M. et al. Transforming a Traditional Product Offer into PSS: A Practical Application. Procedia CIRP, v. 47, p. 412-417, 2016.
- [10] PLATTNER, H. Bootcamp Bootleg. Palo Auto: Design School Stanford, 2010, 47 p.
- [11] ROSA, M. et al. Application of design thinking towards a PSS concept definition: a case study. International Conference on Transdisciplinary Engineering. Anais...IOS Press, 2016.
- [12] TAN, A. R.; MCALOONE, T. C. Characteristics of strategies in product/service-system development. (D. Marjanovic, Ed.) International Conference on Design. Anais...Dubrovnik, Croatia: Faculty of Mechanical Engineering and Naval Architecture, 2006.
Como citar:
Fernandes, Sânia da Costa; Rosa, Maiara; Rozenfeld, Henrique; "USO DE ELEMENTOS DE VALOR PARA APOIAR A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS DE PSS", p. 335-344 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cbgdp2017-034
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações