Janeiro 2018 vol. 1 num. 2 - Encontro Anual da Biofísica 2018

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Uso de Narrativa no Ensino de Ciências Nucleares

Lucena, André Silva Lira de ; Lima, Ingrid Almeida de ; Cavalcanti, Mariana Brayner ; Fernandes, Thiago de Salazar e ;

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O uso de narrativas no ensino de ciências tem mostrado excelentes resultados, uma vez que torna o ensino mais atrativo e numa linguagem mais habitual para o estudante jovem. Além disso, a criação de personagens humaniza teorias científicas, além de que histórias possuem um forte efeito sobre o interesse de crianças e adolescentes (NEGRETE; LARTIGUE, 2004). A narrativa pode, portanto, energizar a classe e engajar os estudantes e, mais importante, convidar os estudantes a emitirem opiniões importantes sobre o assunto considerado (NAGATA, 1999; VERSACI, 2001; NORTON, 2003). Um tópico em ciência de grande relevância é a energia nuclear, que possui várias formas aplicação para resolver diversos problemas em diferentes setores da sociedade. Porém, desde a medicina nuclear até a área de produção de energia, há ainda muito preconceito quando o assunto é radiação. Além do mais, muito do conhecimento que é produzido nas universidades e centros de pesquisa encontra dificuldade para serem levados para fora desses espaços. Por isso, acreditamos que novas formas de abordagem, tal como o uso de narrativa em histórias de quadrinhos, podem contribuir para solucionar esses problemas. Abordagens mais lúdicas têm demonstrado um grande potencial para explicar conceitos científicos inclusive para grande maioria da população leiga que, pelos mais variados motivos, não tiveram oportunidade de passar por um ensino formal (NEGRETE, 2013). Dada essa necessidade, estamos produzindo uma narrativa sobre radiações ionizantes que seja destinada, a princípio, aos estudantes de escolas públicas e privadas. Trata-se de uma história em quadrinho sobre um jovem chamado Pedro que, motivado pela sua curiosidade, vai descobrindo muita coisa sobre energia nuclear.

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DOI: 10.5151/biofisica2018-23

Referências bibliográficas
  • [1] NAGATA, R. Learning biochemistry through manga – helping students learn and remember, and making lectures more exciting. Biochemical Education, v. 27, p. 200-203, 1999.
  • [2] NEGRETE, A.; LARTIGUE, C. Learning from education to communicate science as a good story. Endeavour, v. 28, n. 3, p. 120-124, 2004.
  • [3] NEGRETE, A. Constructing a comic to communicate scientific information about sustainable development and natural resources in Mexico. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 103, p. 200-209, 201
  • [4] NORTON, B. The motivating power of comic books: insights from Archie comic readers. The Reading Teacher, v. 57, n. 2, p. 140-147, 2003.
  • [5] VERSACI, R. How comic books can change the way our students see literature: one teacher’s perspective. The English Journal, v. 91, n. 2, p. 61-67, 2001.
Como citar:

Lucena, André Silva Lira de; Lima, Ingrid Almeida de; Cavalcanti, Mariana Brayner; Fernandes, Thiago de Salazar e; "Uso de Narrativa no Ensino de Ciências Nucleares", p. 67-68 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2018-23

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