Novembro 2017 vol. 3 num. 12 - 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto
Artigo Completo - Open Access.
USO DO PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS NO FUZZY FRONT END: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA GBN EM UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO
Gava, Caroline ; Oliveira, Isabela Vanice Pereira ; Mudrik, Júlia Araújo Tiso ; Almeida, Ana Paula Pena ; Bagno, Raoni Barros ;
Artigo Completo:
O Fuzzy Front End (FFE), ou pré-desenvolvimento, é uma etapa crítica para o desenvolvimento bem-sucedido de novos produtos. Apesar dos progressos realizados em estudos teóricos e empíricos, os desafios para gerir o FFE ainda são inúmeros, principalmente devido aos elevados graus de incerteza e complexidade da fase. Nesse contexto, várias técnicas e ferramentas foram propostas para dar suporte à etapa, entre elas, o Planejamento de Cenários (PC). O objetivo deste trabalho é explorar as potenciais contribuições do PC para os desafios do FFE identificados pela literatura. A partir de um estudo de caso realizado em uma grande indústria automotiva, em que a metodologia de PC desenvolvida pela Global Business Network (GBN) foi utilizada como metodologia central do processo de planejamento estratégico de novos produtos, identificou-se a promoção da integração entre as diferentes áreas funcionais, o aumento do número e da robustez das ideias discutidas, e a descentralização da identificação de oportunidades como os principais benefícios trazidos pelo uso do PC. O estudo apresenta em detalhes o processo de aplicação da metodologia no contexto da empresa estudada e realiza recomendações para potencializar as suas contribuições em aplicações futuras, em especial em relação aos desafios do FFE que não foram totalmente suportados no caso em questão. Além da observação direta, foram realizados, ao final do estudo, entrevistas e questionários com os colaboradores que participaram de pelo menos 85% dos workshops da metodologia da GBN. Esse levantamento permitiu avaliar a percepção dos participantes sobre as contribuições trazidas pelo PC, robustecendo as análises e os resultados previamente encontrados.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produtos, Fuzzy Front End, Pré-desenvolvimento, Planejamento de Cenários, Global Business Network, Indústria Automotiva,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cbgdp2017-046
Referências bibliográficas
- [1] BACKMAN, M.; BÖRJESSON, S.; SETTERBERG, S. Working with concepts in the fuzzy front end: exploring the context for innovation for different types of concepts at Volvo Cars. R&d Management, v. 37, n. 1, p. 17-28, 2007. ISSN 1467-9310.
- [2] BISHOP, P.; HINES, A.; COLLINS, T. The current state of scenario development: an overview of techniques. foresight, v. 9, n. 1, p. 5-25, 2007. ISSN 1463-6689.
- [3] BOOD, R.; POSTMA, T. Strategic learning with scenarios. European Management Journal, v. 15, n. 6, p. 633-647, 1997. ISSN 0263-237
- [4] COOPER, R.G. Predevelopment activities determine new product success. Industrial Marketing Management, v. 17, n. 3, p. 237-247, 1988. ISSN 0019-8501.
- [5] COSTA, M.A.B.; TOLEDO, J.C.D. Analisis of predevelopment models and activities: a systematic bibliografic review. Gestão & Produção, n. AHEAD, p. 0-0, 2016. ISSN 0104-530X.
- [6] HOLAHAN, P.J.; SULLIVAN, Z.Z.; MARKHAM, S.K. Product development as core competence: how formal product development practices differ for radical, more innovative, and incremental product innovations. Journal of Product Innovation Management, v. 31, n. 2, p. 329-345, 2014. ISSN 1540-5885.
- [7] JETTER, A.J.M. Educating the guess: strategies, concepts and tools for the fuzzy front end of product development. Management of Engineering and Technology, 2003. PICMET'03. Technology Management for Reshaping the World. Portland International Conference on, 2003. IEEE. p.261-273.
- [8] KATZ, G. Rethinking the product development funnel. Visions, v. 35, n. 2, p. 24-31, 2011.
- [9] KHURANA, A.; ROSENTHAL, S.R. Towards holistic “front ends” in new product development. Journal of Product Innovation Management, v. 15, n. 1, p. 57-74, 1998. ISSN 1540-5885.
- [10] KIM, J.; WILEMON, D. Focusing the fuzzy front-end in new product development. R&D Management, v. 32, p. 269-279, 2002.
- [11] KOEN, P. et al. Providing clarity and a common language to the" fuzzy front end". Research Technology Management, v. 44, n. 2, p. 46, 2001. ISSN 0895-6308.
- [12] MIGUEL, P.A.C. The potential of new product development in the automotive industry in Brazil: an exploratory study. Product: Management & Development, v. 4, n. 1, p. 35-43, 2006.
- [13] MOENAERT, R.K. et al. R&D/marketing communication during the fuzzy front-end. Engineering Management, IEEE Transactions on, v. 42, n. 3, p. 243-258, 1995. ISSN 0018-9391.
- [14] OGILVY, J.; SCHWARTZ, P. Plotting your scenarios 2004.
- [15] POSTMA, T.J.B.M.; BROEKHUIZEN, T.L.J.; VAN DEN BOSCH, F. The contribution of scenario analysis to the front-end of new product development. Futures, v. 44, n. 6, p. 642-654, 2012. ISSN 0016-3287.
- [16] SCHOEMAKER, P.J.H. Scenario planning: a tool for strategic thinking. Sloan management review, v. 36, n. 2, p. 25, 1995. ISSN 0019-848X.
- [17] STURGEON, T.; VAN BIESEBROECK, J.; GEREFFI, G. Value chains, networks and clusters: reframing the global automotive industry. Journal of economic geography, v. 8, n. 3, p. 297-321, 2008. ISSN 1468-2702.
- [18] TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008. 600p. ISBN 9788577802029.
- [19] VAN DE VEN, A.H. Central problems in the management of innovation. Management science, v. 32, n. 5, p. 590-607, 1986. ISSN 0025-1909.
- [20] VAN DER HEIJDEN, K. Scenarios: the art of strategic conversation. 1996.
- [21] YIN, R.K. Case study research: design and methods. Sage Publications, 1994.
- [22] WACK, P. Uncharted waters ahead. Harvard Business Review, 5, September/October, 1985.
Como citar:
Gava, Caroline; Oliveira, Isabela Vanice Pereira; Mudrik, Júlia Araújo Tiso; Almeida, Ana Paula Pena; Bagno, Raoni Barros; "USO DO PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS NO FUZZY FRONT END: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA GBN EM UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO", p. 453-462 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cbgdp2017-046
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações