Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Oral - Open Access.
UTILIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS
BARTIÊ, T. A. P ; PINTO, L. T ; , ;
Oral:
A modelagem e simulação podem ser utilizadas no contexto da aprendizagem ativa, quando o aluno é colocado no palco do processo de ensinoaprendizagem. Além disso, essas abordagens podem ser utilizadas para a aprendizagem colaborativa, quando os estudantes executam as atividades conjuntamente. Incluir artigos científicos possibilita trabalhar também com aprendizagem baseada em problemas. O presente trabalho visa relatar a experiência de um professor que conciliou esses três tipos de aprendizagem ao longo de 17 anos na disciplina Análise e Simulação de Processos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. A lista dos artigos utilizados mostra que os estudantes são capazes de compreender trabalhos de alto nível da comunidade científica, bem como reproduzi-los no que diz respeito à parte computacional. Além disso, é possível constatar que a metodologia possibilita que os estudantes acompanhem o avanço tecnológico e científico de sua época, bem como explorem outros campos de conhecimentos facultados à atuação do Engenheiro Químico. Por fim, o estudante, diante dessa proposta metodológica de ensino-aprendizagem, desenvolve simultaneamente diversas habilidades requeridas pelo mercado de trabalho.
Oral:
Palavras-chave: CIENTÍFICOS,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cobeq2018-CO.196
Referências bibliográficas
- [1] CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 11, de 11 de março de
- [2] 200 Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília.
- [3] FELDER RM, BRENT R, Active learning: An introduction. ASQ Higher Education Brief, v.
- [4] 2, n. 4, p. 1-5, 2009.
- [5] FROYD JE, WANKAT PC, SMITH KA, Five major shifts in 100 years of engineering
- [6] education. Proceedings of the IEEE, v. 100, p. 1344-1360, 2012.
- [7] HESTENES D, Toward a modeling theory of physics instruction. Am. J of Phys., v. 55, n. 5,
- [8] p. 440-454, 1987.
- [9] PRINCE M, Does active learning work? A review of the research. J. of Eng. Educ., v. 93, n.
- [10] 3, p. 223-231, 2004.
- [11] STAPPENBELT B, The influence of action learning on student perception and
- [12] performance. Australasian Journal of Engineering Education, v. 16, n. 1, p. 1-12, 2010.
- [13] WANKAT PC, Integrating the use of commercial simulators into lecture courses. J. of Eng.
- [14] Educ., v. 91, n. 1, p. 19-23, 2002.
- [15] WOODS DR, Problem‐based learning for large classes in chemical engineering. New
- [16] Directions for Teaching and Learning, v. 1996, n. 68, p. 91-99, 1996.
Como citar:
BARTIÊ, T. A. P; PINTO, L. T; , ; "UTILIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS", p. 4855-4858 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobeq2018-CO.196
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações