Outubro 2016 vol. 3 num. 2 - XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental
Artigo - Open Access.
A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA AO TEMA ÁGUA NA ESCOLA RURAL MUNICIPAL OLHOS D’ÁGUA, UBERLÂNDIA-MG
PADILHA, EDYANE TASSIA ; MEDEIROS, Maraliss ; GIROTTO, Laylagg ; PACHECO, Ingrid ; RIBEIRO, Luiz ; CABRAL, Andressa ; AMARAL, Fabio ; CANOBE, S. C. ;
Artigo:
A água é um nutriente de total relevância no contexto da sobrevivência emanutenção da vida no planeta e, principalmente para o ser humano. Tomando-se comoreferência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se umacrescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. No entanto,também se deve pensar o outro lado da sociedade, que é o meio rural. Em áreas rurais, oscorpos d’água estão predispostos ao risco de contaminação/poluição. Isto se deve aolançamento indevido de esgoto doméstico e dejetos animais não tratados ou parcialmentetratados. Escolas rurais sofrem com a ausência de saneamento básico. Não é por acaso queos maiores índices de analfabetismo do país estão localizados na zona rural. Tendo isso emvista, o grupo de pesquisa selecionou um importante tema da esfera ambiental, a água, parase aplicar na Escola Municipal Olhos D’Água, de ensino básico e fundamental da zonarural de Uberlândia-MG. As atividades de Educação ambiental sobre a relevância da águanas ações cotidianas por meio de palestras, atividades lúdicas e experimentos práticosconsolidaram teoria à prática, favorecendo uma maior conscientização da comunidadeescolar quanto à importância e escassez da água e; contaminação e doenças vinculadas àágua.
Artigo:
Palavras-chave: Educação ambiental, Água, Escola rural,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-001-4995
Referências bibliográficas
- [1] BACCI, D.L.C. Educação para a água, Revista Estudos Avançados, São Paulo, v.22 n.63, p. 211, 2008
- [2] DAMASCENO, M.N. Estudos sobre educação rural no Brasil:estado da arte e perspectivas, Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1,p. 73, 2004
- [3] JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, 200
- [4] LUCCA, E. J.; BRUM, A. L. Educação Ambiental: como implantá-la no meio rural?, Revista de Administração IMED (RAIMED), Caxias do Sul-RS, v.3,p. 33, 2013.
- [5] MEDEIROS, M. de D. A escola rural e o desafio da docência em salas multisseriadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NatalRN, 2010. 138 p.
- [6] SILVA, C. K. O.; NOGUEIRA, J. P. A.; SOUZA, H. Y. S. Aplicação de um jogo educativo como recurso para o ensino de química. Periódico Tchê Química, v. 9, n. 17, p. 42-47, 2011.
- [7] SOUZA, C. A. B. Qualidade da água consumida em unidades de educação infantil no município de Mossoró-RN.RevistaCiência Plural, Mossoró-RN, v.1, n.2, p. 57-67, 2015.
Como citar:
PADILHA, EDYANE TASSIA; MEDEIROS, Maraliss; GIROTTO, Laylagg; PACHECO, Ingrid; RIBEIRO, Luiz; CABRAL, Andressa; AMARAL, Fabio; CANOBE, S. C.; "A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA AO TEMA ÁGUA NA ESCOLA RURAL MUNICIPAL OLHOS D’ÁGUA, UBERLÂNDIA-MG", p. 1232-1239 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-001-4995
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações