Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DE PROJETO PRÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA CINÉTICA E CÁLCULO DE REATORES

ANDRADE, L. H ; MARCELINO, R. B. P ; RIBEIRO, M. C. M ; MITRE, L ; , ;

Pôster:

O presente estudo demonstra a experiência da utilização de um trabalho prático em grupo que é desenvolvido ao longo do semestre na disciplina de Cinética e Cálculo de Reatores I do curso de Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) a fim de proporcionar um contexto com maior motivação dos alunos pelo conteúdo teórico estudado e facilitar a construção da aprendizagem, além de desenvolver/despertar diferentes habilidades importantes para o profissional de Engenharia Química, tais como pesquisa proativa, análise crítica, capacidade de argumentação, apresentação oral e trabalho em equipe. Os resultados observados incluem um aumento do interesse de grande parte dos alunos pela disciplina, além de terem sido observados o desenvolvimento das diversas habilidades supracitadas e do aumento do interesse por diferentes áreas da engenharia, como a área industrial, empreendedorismo, finanças, logística, negócios e marketing, por exemplo, que constituem a formação ampla do Engenheiro Químico.

Pôster:

Palavras-chave: Engenheiro Químico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1059

Referências bibliográficas
  • [1] ANASTASIOU LGC, ALVES LP. Processos de ensinagem da universidade: pressupostos para as
  • [2] estratégias de trabalho em aula. 5 ed. Joinville: Univille, 2009.
  • [3] DOMINGOS ECF, VENTIN FF. As modernas técnicas de projeto em engenharia e os novos requisitos
  • [4] na formação do engenheiro químico. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010.
  • [5] LOURENCO AA, DE PAIVA MOA. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências
  • [6] & cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 132-141, ago. 2010.
Como citar:

ANDRADE, L. H; MARCELINO, R. B. P; RIBEIRO, M. C. M; MITRE, L; , ; "UTILIZAÇÃO DE PROJETO PRÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA CINÉTICA E CÁLCULO DE REATORES", p. 4011-4014 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1059

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações