Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Pôster - Open Access.
UTILIZAÇÃO DE PROJETO PRÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA CINÉTICA E CÁLCULO DE REATORES
ANDRADE, L. H ; MARCELINO, R. B. P ; RIBEIRO, M. C. M ; MITRE, L ; , ;
Pôster:
O presente estudo demonstra a experiência da utilização de um trabalho prático em grupo que é desenvolvido ao longo do semestre na disciplina de Cinética e Cálculo de Reatores I do curso de Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) a fim de proporcionar um contexto com maior motivação dos alunos pelo conteúdo teórico estudado e facilitar a construção da aprendizagem, além de desenvolver/despertar diferentes habilidades importantes para o profissional de Engenharia Química, tais como pesquisa proativa, análise crítica, capacidade de argumentação, apresentação oral e trabalho em equipe. Os resultados observados incluem um aumento do interesse de grande parte dos alunos pela disciplina, além de terem sido observados o desenvolvimento das diversas habilidades supracitadas e do aumento do interesse por diferentes áreas da engenharia, como a área industrial, empreendedorismo, finanças, logística, negócios e marketing, por exemplo, que constituem a formação ampla do Engenheiro Químico.
Pôster:
Palavras-chave: Engenheiro Químico,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1059
Referências bibliográficas
- [1] ANASTASIOU LGC, ALVES LP. Processos de ensinagem da universidade: pressupostos para as
- [2] estratégias de trabalho em aula. 5 ed. Joinville: Univille, 2009.
- [3] DOMINGOS ECF, VENTIN FF. As modernas técnicas de projeto em engenharia e os novos requisitos
- [4] na formação do engenheiro químico. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010.
- [5] LOURENCO AA, DE PAIVA MOA. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências
- [6] & cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 132-141, ago. 2010.
Como citar:
ANDRADE, L. H; MARCELINO, R. B. P; RIBEIRO, M. C. M; MITRE, L; , ; "UTILIZAÇÃO DE PROJETO PRÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA CINÉTICA E CÁLCULO DE REATORES", p. 4011-4014 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1059
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações