Maio 2022 vol. 10 num. 2 - 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Artigo - Open Access.
UX Writing em apps de banco: um estudo de caso de mensagens de erro nos aplicativos do Banco do Brasil e Nubank
UX Writing em apps de banco: um estudo de caso de mensagens de erro nos aplicativos do Banco do Brasil e Nubank
LOEPERT, Isabela Aliete Carneiro ; OLIVEIRA, Eduardo josé Gonçalves de ;
Artigo:
O conteúdo textual de produtos digitais é um dos elementos que podem ser projetados para promover uma melhor experiência do usuário, a partir do processo de UX Writing. Nesse contexto, este artigo propõe realizar uma análise de cenários de erro em dois aplicativos do setor financeiro a partir de boas práticas de UX Writing descritas por alguns autores, de modo a identificar a conformidade dos aplicativos com os critérios analisados, e entender a importância do uso dessas boas práticas nos produtos digitais. Ao fim da análise, concluiu-se que os aplicativos seguiram a maioria das boas práticas definidas, mas que ainda havia espaço para melhoria na conformidade do texto com os elementos visuais para que a comunicação fosse mais assertiva. Isso ressaltou a importância da participação colaborativa do UX Writer com outros profissionais que projetam para a experiência do usuário. Também se observou uma oportunidade de aprofundamento dos estudos sobre UX Writing, para que futuramente seja possível a criação de heurísticas que facilitem sua aplicação e avaliação.
Artigo:
O conteúdo textual de produtos digitais é um dos elementos que podem ser projetados para promover uma melhor experiência do usuário, a partir do processo de UX Writing. Nesse contexto, este artigo propõe realizar uma análise de cenários de erro em dois aplicativos do setor financeiro a partir de boas práticas de UX Writing descritas por alguns autores, de modo a identificar a conformidade dos aplicativos com os critérios analisados, e entender a importância do uso dessas boas práticas nos produtos digitais. Ao fim da análise, concluiu-se que os aplicativos seguiram a maioria das boas práticas definidas, mas que ainda havia espaço para melhoria na conformidade do texto com os elementos visuais para que a comunicação fosse mais assertiva. Isso ressaltou a importância da participação colaborativa do UX Writer com outros profissionais que projetam para a experiência do usuário. Também se observou uma oportunidade de aprofundamento dos estudos sobre UX Writing, para que futuramente seja possível a criação de heurísticas que facilitem sua aplicação e avaliação.
Palavras-chave: experiência do usuário; ux writing; microrredação; mensagens de erro,
Palavras-chave: experiência do usuário; ux writing; microrredação; mensagens de erro,
DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-58
Referências bibliográficas
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Como citar:
LOEPERT, Isabela Aliete Carneiro; OLIVEIRA, Eduardo josé Gonçalves de; "UX Writing em apps de banco: um estudo de caso de mensagens de erro nos aplicativos do Banco do Brasil e Nubank", p. 911-925 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-58
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