Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Vamos papear sobre dataviz? Uma experiência de conversas sobre visualização de dados durante a pandemia

Shall we talk about dataviz? An experience of conversation about data visualization during pandemic times

Ludwig, Luiz Torres ; Worms Till, Joy Helena ; Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca ;

Short Paper:

"Muitas experiências emergiram da situação imposta pela pandemia vivida mundialmente nos últimos doisanos. Este artigo traz o relato de uma prática proposta após a observação e constatação de algumascondições que alunos e professores passaram a viver em seu cotidiano, acadêmico ou não, tais comotempo excessivo diante das telas, os inúmeros recursos tecnológicos com os quais tiveram que lidar,dentre outros. Pinçando deste cotidiano a vontade de propor espaços informais de discussão de temas ede evitar as horas de exposição mediante a tela, nasce o PapoDado: sessões semanais de discussão ereflexão acerca do tema da visualização de dados, tendo como ambiente redes sociais de áudio, comonuma conversa telefônica coletiva. Ainda que recente, esta vivência vem nos mostrando que, ainda quesem nenhum suporte visual, a discussão sobre a visualização de dados se mostra cada dia mais fértil,seja na diversidade de áreas de interesse que vem atraindo, ou no desdobramento dos assuntospropostos a cada uma das sessões. Este texto buscou trazer as primeiras análises dos impactos econteúdos derivados dos encontros já propostos e, também, apontar os próximos passos para estapesquisa ora em andamento."

Short Paper:

"Many experiences have emerged from the situation imposed by the global pandemic that the world hasbeen experiencing for the past two years. This paper presents an account of one of these proposedpractices, after observing and examining some conditions that students and teachers came to live in theirdaily lives, academic or not, such as an excessive screen time, a countless technological resources withwhich they had to deal with etc. From our pandemic daily life came the idea to propose an informal no-video required space for discussing topics, usually limited to academic dynamics. PapoDado is created asa weekly session for discussion and reflection on data visualization held on audio-only social networks, asif it was a collective phone conversation. Although recent, this experience has shown us that, even withoutany visual support, due to the nature of the platform where PapoDado takes place, the discussion on datavisualization is proving to be every day more fertile, bringing a diversity of areas of interest to thediscussion and unfolding different subjects every session. This text sought to bring the first considerationsof the impacts from the meetings already held and also, to point out the next steps for this ongoingresearch."

Palavras-chave: visualização de dados, ensino não formal, áudio, pandemia,

Palavras-chave: data visualization, non-formal learning, audio, pandemics,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-054-355760-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Kosminsky, D., Castro, B. & Ludwig, L. (orgs.). (2018). Existência numérica. Rio de Janeiro:
  • [2] Rio Books.
  • [3] Kirk, A. (2012). Data visualization: a successful design process. Birmingham: Packt Publishing,
  • [4] 2012.
  • [5] Ramachandran, V (2012). Stanford researchers identify four causes for Zoom fatigue and their
  • [6] simple fixes. California: Stanford News. Disponível em:
  • [7] . Acesso em: 10
  • [8] maio 2021.
  • [9] Diamond, S. (2011). Visualização de dados: materialidade e mediação. Kosminsky, D., Castro,
  • [10] B., Ludwig, L. (orgs.) (2018). Existência numérica (p. 57). Rio de Janeiro: Rio Books.
  • [11] Lévy, P. (2003). A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço (L. P. Rouanet,
  • [12] Trad.; 4o ed). Edições Loyola."
Como citar:

Ludwig, Luiz Torres ; Worms Till, Joy Helena ; Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca; "Vamos papear sobre dataviz? Uma experiência de conversas sobre visualização de dados durante a pandemia", p. 721-731 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-054-355760-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações