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Vestir a camisa: práticas sustentáveis de produção e preservação de símbolos culturais em vestimentas a partir dos processos de design em São Luís, MA

Vestir a camisa: sustainable practices of production and preservation of São Luís cultural symbols in clothing by design processes

Bruzaca, Stênio ; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira ;

Resumo:

O Patrimônio material e imaterial da cidade de São Luís contém uma rica produção artística de saberes e fazeres que refletem a cultura local junto aos seus cidadãos e turistas. A materialização dos elementos simbólicos da cultura ludovicense pode ser vista em diversos artefatos como obras de arte, caixas de madeiras talhadas com aplicação em cerâmica representando azulejos portugueses, souvenires em geral, produtos têxteis e alimentícios, que se concentram em sua quase totalidade no centro histórico da cidade, tombado pelo IPHAN em 1974 . Segundo Krucken (2009), esse tipo de produção criativa insere a população num ambiente propício a ações de valorização e preservação patrimonial, pois contam a história do povo e produzem um sentido de pertencimento e orgulho diretamente ligados à imagem do território. Nesse contexto, o design tem um papel importante dentro das atividades produtivas e criativas que exigem profissionais interdisciplinares para o planejamento de estratégias de valorização dos pequenos negócios locais, diminuindo os impactos ambientais e sociais, e preservando a competitividade mediante produtos e serviços de maior valor agregado (KAZAZIAN, 2005). Destarte, a escolha das camisetas estampadas com elementos culturais torna-se relevante por acompanhar as mudanças dos hábitos de consumo e de sua ligação com as identidades culturais, materiais e imateriais, dos mais diversos períodos da história. A sua adaptação às necessidades e práticas sustentáveis da contemporaneidade e aos hábitos de seus usuários incide na sua produção e, consequentemente, nos processos de design. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é analisar como os processos de design contribuem, de forma sustentável, na produção de camisetas estampadas com símbolos culturais na cidade de São Luís, Maranhão. O estudo se desenha como exploratório, de abordagem qualitativa e adotará procedimentos e protocolos com base em métodos de Pesquisa-ação, pois possibilitam a compreensão de problemas inseridos em temas contemporâneos como sustentabilidade e procedimentos em design, além de intervenções para promoção de inovação social (SANTOS et al., 2018). Uma Revisão Sistemática de Literatura permitirá a identificação do estado da arte sobre o objeto em questão e adotará os procedimentos propostos por Crossan e Apaydin (2009). Serão analisados artigos nacionais e internacionais indexados nas plataformas de pesquisa Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e Science Direct, publicados nos últimos sete anos. Em seguida, será construído um planejamento para identificar o campo da pesquisa, os atores envolvidos, os processos de produção e de escolha das estampas por meio de entrevistas semiestruturadas, que serão aplicadas individual e coletivamente, além de uma observação desses processos in loco, que serão registrados em diários de campo e material fotográfico. Os questionários serão produzidos na ferramenta Google Forms, contendo perguntas abertas e fechadas, sendo aplicados numa amostra diversificada, possibilitando o diagnóstico das relações entre indivíduos, cultura, sustentabilidade e território. Assim, as respostas obtidas para as perguntas serão plotadas em planilhas do Microsoft Excel 360® e em seguida, os dados serão tratados e interpretados a partir da aplicação de metodologias de estatística descritiva. As respostas obtidas para perguntas abertas, por outro lado, serão categorizadas segundo a metodologia de análise do conteúdo de Bardin (1977) e Franco (2008), que preconiza três etapas, a saber: (i) pré-análise; (ii) exploração do material e; (iii) tratamento dos resultados (inferência e interpretação). O contexto geral das respostas será, assim, apresentado e discutido. Como produto às respostas que serão obtidas neste estudo será gerado o “Manual de práticas sustentáveis de produção e preservação de símbolos culturais em vestimentas a partir dos processos de design”, visando a integralização do conteúdo em um manual objetivo, de fácil entendimento, interativo e direcionado ao setor de estímulo à economia criativa local, fornecendo uma resposta palpável deste estudo à comunidade, especialmente aos designers e/ou empresários, dentro de uma ótica extensionista e aplicada da pesquisa.

Resumo:

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Palavras-chave: Símbolos culturais; sustentabilidade; Processos de design; camisetas,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/jopdesign2022-46

Referências bibliográficas
  • [1] "BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
  • [2] CROSSAN, M. M.; APAYDIN, M. A multi‐dimensional framework of organizational innovation: A systematic review of the literature. Journal of management studies, v. 47, n. 6, p. 1154-1191, 2010.
  • [3] FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
  • [4] KAZAZIAN, T (org). Haverá a Idade das Coisas Leves. São Paulo: SENAC, 2005.
  • [5] KRUCKEN, L. Design e Território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [6] SANTOS, A. dos et al. Seleção do Método de Pesquisa: guia para pós-graduandos em Design e áreas afins. Curitiba, PR: Editora Insight, 2018."
Como citar:

Bruzaca, Stênio; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira; "Vestir a camisa: práticas sustentáveis de produção e preservação de símbolos culturais em vestimentas a partir dos processos de design em São Luís, MA", p. 353-354 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-46

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