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Vinhetas tipográficas: a iconografia dos impressores paulistanos entre 1900 e 1930

Typographic vignettes: the iconography of the printers from São Paulo between 1900 and 1930

PEREIRA, Fabio Mariano Cruz ; FARIAS, Priscila Lena ;

Artigo:

Este trabalho apresenta um levantamento dos elementos iconográficos que identificavam oficinas tipográficas em São Paulo entre 1900 e 1930. Trata-se de um dos resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado em andamento e por meio da qual se busca verificar padrões de identidade gráfica empreendidos pelas tipografias no início do século XX. Nesse estudo foram analisadas as vinhetas impressas nos papéis timbrados das notas de serviços oferecidos pelas oficinas tipográficas. Contribui, assim, para as pesquisas em memória gráfica (Farias & Braga, 2018) e se insere no projeto Memória Gráfica Paulistana, desenvolvido no LabVisual (labvisual.fau.usp.br) da FAUUSP. As oficinas tipográficas ainda são pouco conhecidas nos estudos de história do design brasileiro e as imagens que elas adotaram para se identificar foram até o momento pouco discutidas. Compreender como essas imagens eram usadas ressalta aspectos importantes e inéditos sobre como as marcas de impressores, antiga tradição européia, resistiu ao tempo e se adaptou ao contexto dos primórdios da industrialização no Brasil (Wolkenhauer & Scholz 2018; Gordinho 1991). O resgate dos papéis timbrados de oficinas tipográficas constitui grande desafio na medida em que muitos foram perdidos e os que sobreviveram encontram-se danificados e/ou dispersos em diferentes instituições arquivísticas. Em um conjunto de 335 papéis timbrados levantados, foram selecionados 52 leiautes onde constavam imagens figurativas usadas para identificar 19 oficinas tipográficas. As imagens foram tratadas digitalmente e agrupadas conforme os temas representados: heráldica, atividades gráficas, objetos, plantas, alegorias, paisagens e fachadas dos estabelecimentos. Verificou-se que, em alguns casos, as imagens correspondiam a vinhetas ou frisos tipográficos disponíveis no catálogo da Fundição Henrique Rosa, que se localizava na cidade do Rio de Janeiro (Fundição de Typos Henrique Rosa, s/d) e, em outros casos, uma mesma imagem foi usada para identificar oficinas diferentes (figura), evidenciando a disseminação de leiautes pré-fabricados.

Artigo:

This work presents a survey on iconographic elements adopted to identify letterpress printing shops in São Paulo between 1900 and 1930. It is one of the results from an ongoing doctoral research which seeks to verify strategies of graphic identity implemented by typographers in the early 20th century. In this study, the vignettes printed on the billheads of letterpress printing shops were analyzed. This is a contribution to graphic memory studies (Farias & Braga, 2018) and is part of the project Memória Gráfica Paulistana, developed at LabVisual (labvisual.fau.usp.br) at the University of São Paulo. Letterpress printing shops are still little known in studies on Brazilian design history and the images they adopted to identify themselves are a rarely discussed topic. Understanding how these images were used highlights important aspects about how the European tradition of early printers' marks survived though time and was has adapted in the beginnings of industrialization in Brazil (Wolkenhauer & Scholz 2018; Gordinho 1991). The recovery of letterpress printing shop billheads is a challenge once many were just lost or damaged and are spread at various archives. In the 335 billheads found, 52 layouts included figurative images used to identify 19 letterpress printing shops. The images were digitally edited and then grouped according to the following themes: heraldry, graphic activities, objects, plants, allegories, landscapes, and facades of the establishments. It was found that some images corresponded to typographic vignettes or frames available in a type specimen issued by Henrique Rosa, type foundry, based in Rio de Janeiro (Fundição de Typos Henrique Rosa, undated). In some cases, the same images were used to identify different letterpress printing shops (figure), which suggests the dissemination of prefabricated layouts.

Palavras-chave: Oficinas tipográficas, Marcas de impressores, Memória gráfica.,

Palavras-chave: Letterpress printing shops, Printers’ marks, Graphic memory.,

DOI: 10.5151/5spdesign-25

Referências bibliográficas
  • [1] FARIAS, P. L & BRAGA, M. C. 2018. O que é memória gráfica. In: FARIAS, P. L. & BRAGA, M. C. (Eds.). Dez ensaios sobre memória gráfica: 10-28. São Paulo: Blucher.
  • [2] FUNDIÇÃO DE TYPOS HENRIQUE ROSA. s/d. In: [25/setembro/2021].
  • [3] GORDINHO, M. C. 1991. Gráfica: arte e indústria no Brasil: 180 anos de história. São Paulo: Bandeirante.
  • [4] WOLKENHAUER, A.; SCHOLZ, B. F. 2018. Preface. In: WOLKENHAUER, A.; SCHOLZ, B. F. (Eds.). Typographorum Emblemata: the printer's mark in the context of early modern culture: [VII-XI]. Tübingen: De Gruyter Saur.
Como citar:

PEREIRA, Fabio Mariano Cruz; FARIAS, Priscila Lena; "Vinhetas tipográficas: a iconografia dos impressores paulistanos entre 1900 e 1930", p. 47-48 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-25

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