Abril 2018 vol. 4 num. 5 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação
Artigo completo - Open Access.
Visualidade e Ensino: uma experiência em Análise e Teoria da Imagem
Pires, Julie de Araujo ;
Artigo completo:
O presente trabalho explora investigação no campodo ensino de teoria e análise da imagem para o curso de graduação em Design deComunicação Visual. Para tal, considera-se o saber fundamentado pelaexperiência, a relação interdisciplinar e o caráter teórico-prático do design,onde a abertura para o pensamento crítico se dá a partir do encontro do alunocom seu objeto de estudo e análise. Por outro lado, fundamenta esta proposta aMetodologia Visual apresentada por Gillian Rose em 2001 e, também, a possibilidadede visualização das diversas fases do processo de análise de imagens a partirda montagem de painéis visuais, desenhos de cópias e gráficos. Deste modo, aComunicação Visual permite ser parte do conhecimento e agente do saber, aomesmo tempo que o aluno reconhece o exercício projetual envolvido na elaboraçãoda imagem que analisa e procura reconhecer sua inserção na visualidade do mundoao qual pertence. Foi indispensável a este escrito, as leituras de StevenHeller, Georges Didi-Huberman, Thierry de Duve, entre outros.
Artigo completo:
Palavras-chave: Imagem, análise, design, ensino,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/cidi2017-045
Referências bibliográficas
- [1] BOMFIM, G. Sobre a possibilidade de uma teoria do design. In: Couto, R.M. et. Al. Gustavo Amarante Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books. 2014: 13-20. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. HANSEN, Y. 2000. Visualization for Thinking, Planning, and Problem Solvin. In: Jacobson, R. Information Design. London: MIT. 2000: 193-220.
Como citar:
Pires, Julie de Araujo; "Visualidade e Ensino: uma experiência em Análise e Teoria da Imagem", p. 475-480 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2017-045
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações