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VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL:  NOVOS CENÁRIOS PARA ATUAÇÃO DO DESIGN

Giannella, Julia Rabetti ;

Artigo:

A visualização da informação, uma manifestação do Design da Informação, designa processo cujo objetivo é facilitar a compreensão de grande quantidade de dados ao tornar evidentes relações de semelhança, ordem e proporcionalidade a eles subjacentes. O presente artigo destaca cenário de dimensão social para a prática da visualização da informação demarcado pela sobrecargadedadose pelo movimentodedescentralização comunicacionalqueascendemnasociedadecontemporânea epotencializam a emergência de novos formatos midiáticos. No contexto da estrutura em rede, dos formatos abertos e da inteligência coletiva, o uso das técnicas e conceitos da visualização da informação reforçam a investigação e compreensão detemas oriundos da esfera público-social. A visualização da informação contribui para a transformação dos dados brutos em uma interfacevisual e interativa na qual diversos interagentes assumem posturas ativas, coletivas e cidadãs na produção de conhecimento de relevância social.

Artigo:

Information visualization, which is a manifestation of the Information Design field, means a process in which the goal is to facilitate the understanding of a large amount of data, revealing similarity, order and proportionality relationships underlying it. This article highlights a socially oriented setting for the practice of information visualization, which is outlined by data overload and a decentralized communication movement that regard contemporary society and enhance the emergence of new media formats. In the context of network structure, open formats and collective intelligence, the use of techniques and concepts from information visualization research strengthen the comprehension of issues arising from the public social sphere. Information visualization contributes to the transformation of raw data into a visual- interactive interface in which many interactors assume active, collective and citizenly attitudes projecting social relevant knowledge production.

Palavras-chave: Design da Informação, Visualização da Informação, Prática social, Dados abertos, Inteligência coletiva,

Palavras-chave: Information Design, Information Visualization, Social practice, Open data, Collective intelligence,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00842

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Como citar:

Giannella, Julia Rabetti; "VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL:  NOVOS CENÁRIOS PARA ATUAÇÃO DO DESIGN", p. 2522-2533 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00842

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