Junho 2017 vol. 3 num. 11 - CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem
Poster - Open Access.
VISUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA TÉCNICA PARA APRIMORAMENTO NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
VISUALIZATION OF KNOWLEDGE: A TECHNIQUE FOR ENHANCEMENT IN THE PRODUCTION OF LEARNING OBJECTS IN EDUCATION
Binda, Renan de Paula ; Mondo, Monica Dos Santos ; Fadel, Luciane ; Ulbricht, Vânia Ribas ;
Poster:
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática sobre a Visualização do Conhecimento como potencial ferramenta para auxilio no desenvolvimento de objetos de aprendizagem na EaD. Essa pesquisa teve como objetivo verificar a existência de diretrizes ou modelos capazes de oferecer suporte à tradução do conhecimento. De modo geral, a análise permitiu conhecer algumas aplicações da visualização do conhecimento aplicado a área da educação, constatando carência de ferramentas capazes de oferecer suporte ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem.
Poster:
This article presents a systematic review on Visualization of Knowledge as a potential tool to assist in the development of learning objects in Education. This research aimed to verify the existence of guidelines or models capable of supporting the translation of the knowledge to be disseminated. In general, the analysis allowed to know some applications of the tool in the area of education, noting the lack of tools capable of meeting this need.
Palavras-chave: Visualização do Conhecimento; Objetos de aprendizagem; educação,
Palavras-chave: Visualization of Knowledge; Learning objects; education,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0036
Referências bibliográficas
- [1] BURKHARD, R. A. Knowledge Visualization {The Use of Complementary Visual Representations for the Transfer of Knowledge. A Model, a Framework, and Four New Approaches. Tese (Doutorado) | Swiss Federal Institute of Technology Zurich, Switzerland, 2005.
- [2] Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD 2016. Disponível em < http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ ead/1395/2016/09/censoead.br_-_2015/2016>. Acessado em 17 de janeiro de 2017.
- [3] DRESCH, A. et al. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2014.
- [4] EPPLER, M. J. BURKHARD, R. A. Visual representations in knowledge management: framework and cases. Journal of Knowledge Management, 2007.
- [5] IEEE. Institute of Electrical and Electronics Engineers LTSC. Disponível em: <>. Acessado em 15 de fevereiro de 2017.
- [6] HARDEN, A.; GOUCH, D. Quality and relevance apprasial. An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2012.
- [7] LAUREL, B. Computers as Theater. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1993.
- [8] NETTO, M.; PERASSI, R.; FIALHO, F. A. P. Estudos semióticos: análise perceptiva e ar terceiridade peirceana na obra “Jogos infantis” de Pieter Bruegel. Projética, Londrina, 2013.
- [9] TERGAN, S-O. KELLER, T. BURKHARD, R. Integrating knowledge and information: digital concept maps as a bridging technology. Palgrave Macmillan Ltd. 2006..
Como citar:
Binda, Renan de Paula; Mondo, Monica Dos Santos; Fadel, Luciane; Ulbricht, Vânia Ribas; "VISUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA TÉCNICA PARA APRIMORAMENTO NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO", p. 332-343 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0036
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações