Dezembro 2020 vol. 6 num. 4 - 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil
Pôster - Open Access.
VIVENDO O DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DE DOWN: DA COMUNICAÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA MATERNIDADE
VIVENDO O DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DE DOWN: DA COMUNICAÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA MATERNIDADE
Souza, Danton Matheus de ; Frizzo, Cecília Helena de Siqueira Sigaud ; Borghi, Camila Amaral ;
Pôster:
Justificativa
A Síndrome de Down (SD) quando diagnosticada nas crianças, trás impactos emocionais nas mães, consequência da colisão das expectativas com a realidade. Sendo que podem ser amenizados ou potencializados pelo manejo do profissional comunicante. Objetivo(s)Descrever a comunicação do diagnóstico de SD, e os desafios, aprendizados, e transformações proporcionadas pela maternidade.
Método(s)
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 9 mães de crianças com SD, em um hospital terciário no município de São Paulo. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, e analisados por meio da técnica de análise temática de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer ético N° 3.342.175, de 22 de maio de 2019 baseado na resolução N° 466/12 do CNS.
Resultado(s)
A partir das análises das entrevistas foram propostas 2 categorias principais: 1)A experiência materna da comunicação do diagnóstico de SD, com 2 subcategorias: 1.1)Manejo profissional da comunicação do diagnóstico de SD, e 1.2)Pontos positivos e negativos da comunicação do diagnóstico de SD. E 2)O "Ser mãe" de uma criança com SD, e 3 subcategorias: 2.1)Desafios iniciais após o diagnóstico de SD; 2.2)O tempo e os aprendizados da maternidade; e 2.3)Transformações pessoais do cuidar de uma criança com SD
Conclusão(ões)
Durante o diagnóstico da SD, houve uma prevalência de pontos negativos acima dos pontos positivos, fato que potencializou os impactos emocionais iniciais. Porém com a vivência da maternidade, as experiências negativas são amenizadas e transformadas em amor, dedicação, crescimento e empoderamento da mãe pelo filho.
Pôster:
Justificativa
A Síndrome de Down (SD) quando diagnosticada nas crianças, trás impactos emocionais nas mães, consequência da colisão das expectativas com a realidade. Sendo que podem ser amenizados ou potencializados pelo manejo do profissional comunicante. Objetivo(s)Descrever a comunicação do diagnóstico de SD, e os desafios, aprendizados, e transformações proporcionadas pela maternidade.
Método(s)
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 9 mães de crianças com SD, em um hospital terciário no município de São Paulo. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, e analisados por meio da técnica de análise temática de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer ético N° 3.342.175, de 22 de maio de 2019 baseado na resolução N° 466/12 do CNS.
Resultado(s)
A partir das análises das entrevistas foram propostas 2 categorias principais: 1)A experiência materna da comunicação do diagnóstico de SD, com 2 subcategorias: 1.1)Manejo profissional da comunicação do diagnóstico de SD, e 1.2)Pontos positivos e negativos da comunicação do diagnóstico de SD. E 2)O "Ser mãe" de uma criança com SD, e 3 subcategorias: 2.1)Desafios iniciais após o diagnóstico de SD; 2.2)O tempo e os aprendizados da maternidade; e 2.3)Transformações pessoais do cuidar de uma criança com SD
Conclusão(ões)
Durante o diagnóstico da SD, houve uma prevalência de pontos negativos acima dos pontos positivos, fato que potencializou os impactos emocionais iniciais. Porém com a vivência da maternidade, as experiências negativas são amenizadas e transformadas em amor, dedicação, crescimento e empoderamento da mãe pelo filho.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/sabara2020-46
Referências bibliográficas
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Como citar:
Souza, Danton Matheus de ; Frizzo, Cecília Helena de Siqueira Sigaud ; Borghi, Camila Amaral ; "VIVENDO O DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DE DOWN: DA COMUNICAÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA MATERNIDADE ", p. 46 . In: Anais do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2020-46
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