Outubro 2021 vol. 9 num. 1 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design
Short Paper - Open Access.
Yumatsarika Ipira Mama: objeto educacional para o auxílio da revitalização da Língua Kokama no contexto do ensino remoto
Yumatsarika Ipira Mama: Educational object to support the revitalization of the Kokama language in the remote classes context
Motinha, Vinicius S. ; Lima, Mariana da S. ; Maynardes, Ana Claudia ; Nsimba, Lucie A. ;
Short Paper:
"O artigo apresenta a pesquisa e o desenvolvimento de um material didático para prática pedagógica doensino da língua Kokama, na modalidade de ensino remoto. Para isso, foi estruturado uma trajetóriaprojetual própria para unificar ferramentas de metodologia de design trabalhadas em moldes nãopresenciais, com um percurso de co-design juntamente com a professora e coordenadora do projeto derevitalização da referida língua. Como resultado, foi elaborado um jogo de tabuleiro, trabalhando osconteúdos de Marcas de Tempo e Partículas e projetado para ser construído com materiais que os alunostêm acesso em suas casas, devido à situação de confinamento que estão vivendo no momento da pesquisa."
Short Paper:
"The article presents the research and development of a didactic material for the pedagogical practice ofthe Kokama language teaching, in the context of remote education. Thus, a particular design trajectorywas structured to unify design methodology tools applied in non-presential molds, with a co-designapproach with the aforementioned language teacher and revitalization project coordinator. As a result, aboard game was developed, working with the contents of Tense Marks and Particles and projected to bemade out of materials to which students have access at home, given the confinement situation they areliving in at the moment of this research."
Palavras-chave: educação remota, design de informação, kokama, revitalização de línguas indígenas,
Palavras-chave: remote education, informational design, kokama, revitalization of indigenous languages,
DOI: 10.5151/cidicongic2021-141-355542-CONGIC-Educacao.pdf
Referências bibliográficas
- [1] "Coutinho, S. G., & Lopes, M. T. (2011). Design para educação: uma possível contribuição para
- [2] o ensino fundamental brasileiro. O Papel social do design gráfico: história, conceitos &
- [3] atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC, 137-162.
- [4] Neves, A., Campos, F. F. C., Barros, S. G., Campello, S. B., Aragão, I., & Castillo, L. (2008).
- [5] XDM: Métodos Extensíveis de Design. In Congresso Brasileiro de Pesquisa e
- [6] Desenvolvimento em Design (Vol. 8, pp. 249-259).
- [7] Richards, J. C. (2006). O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. Special Book Services,
- [8] SBS.
- [9] Rubim, A. (2020). Vitalization of the Kokama language beyond the borders of Brazil and Peru.
- [10] Cadernos De Linguística, 1(3), 01-18. https://doi.org/25189/2675-4916.2020.v1.n3.id268"
Como citar:
Motinha, Vinicius S.; Lima, Mariana da S. ; Maynardes, Ana Claudia ; Nsimba, Lucie A.; "Yumatsarika Ipira Mama: objeto educacional para o auxílio da revitalização da Língua Kokama no contexto do ensino remoto", p. 1773-1778 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-141-355542-CONGIC-Educacao.pdf
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações