Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CONGIC - Open Access.
ZUCAS: um jogo sobre a diversidade cultural brasileira
ZUCAS: a game about Brazilian cultural diversity
Siqueira, Eduardo ; Bolitreau, Giuliana ; Dias, Maria Gabriela Michielin ;
CONGIC:
Cada lugar carrega em seu território características diversas que o torna único. O presente trabalho tem por objetivo contribuir com a proteção e valorização do patrimônio cultural de cada região brasileira. Para tanto, utilizou o método hipotético-dedutivo e realizou uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o desenvolvimento de um jogo de cartas, capaz de expressar características que representam as cinco regiões do Brasil sob a ótica do design territorial em função dos seguintes temas: flora, artefatos, culinária, lugares e cultura. A proposta é que o jogo compartilhe informações como forma de promover um aprendizado dinâmico em um ambiente escolar, a partir do qual os jogadores sejam capazes de se inteirar sobre a diversidade e pluralidade nacional.
CONGIC:
Each place carries in its territory diverse characteristics that make it unique. This work aims to contribute to the protection and enhancement of the cultural heritage of each Brazilian region. To do so, we used the hypothetical-deductive method and carried out a bibliographical research to support the development of a card game, capable of expressing characteristics that represent the five regions of Brazil from the perspective of territorial design based on the following themes: flora, artifacts , cuisine, places and culture. The proposal is for the game to share information as a way to promote dynamic learning in a school environment, from which players are able to learn about national diversity and plurality.
Palavras-chave: Design territorial, produção artesanal, jogo, cultura brasileira, design da informação,
Palavras-chave: Territorial design, craft production, game, brazilian culture, information design,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-153_650578
Referências bibliográficas
- [1] Cardoso, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
- [2] Castro, I. E. Revisitando o regionalismo como fundamento da questão regional. Confins, 15 jun. 2021. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/35256?lang=pt. Acesso em: 26 mar. 202
- [3] Gallo, S. N. et al. Jogo como elemento da cultura: aspectos contemporâneos e as modificações na experiência do jogar. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Puc-SP, 2007.
- [4] Giarola, Flávio Raimundo. O povo novo brasileiro: mestiçagem e identidade no pensamento de Darcy Ribeiro. Revista Tempo e Argumento, v. 4, n. 1, p. 127-140, 2012.
- [5] Huizinga, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.
- [6] Krucken, L. Design e Território: Valorização de Identidades e Produtos Locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
- [7] Laraia, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- [8] Maciel, R. C. et al. Design, Identidade e Território: uma proposta de ensino. Colóquio Internacional de Design, [S. l.], p. 1-11, 2017.
- [9] Prysthon, A. et al. Estudos culturais: uma abordagem prática. São Paulo: Senac, 201
- [10] Rodrigues, S. Brazuca é um nome triste, mas não por ser com ‘z’. [S. l.], 4 set. 2012. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/sobre-palavras/brazuca-e-um-nome-triste-mas-nao-por-ser-com-z/. Acesso em: 30 maio 2022
Como citar:
Siqueira, Eduardo; Bolitreau, Giuliana; Dias, Maria Gabriela Michielin; "ZUCAS: um jogo sobre a diversidade cultural brasileira", p. 2104-2112 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-153_650578
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações