Sobre o evento
O 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG–Design FAUUSP), ocorrido em 5 de dezembro de 2018, teve como principal objetivo promover trocas de conhecimentos entre as comunidades discente e docente, por meio da apresentação das pesquisas do campo do design em desenvolvimento na pósgraduação da FAUUSP.
O PPG–Design FAUUSP, fundado em 2017, é constituído por duas linhas de pesquisa: 1) Teoria e História do Design, que abrange estudos sobre aspectos históricos, conceituais e teóricos que fundamentam e constituem o campo do Design; 2) Design: Processos e Linguagens, congregando investigações sobre processos de projeto sob o ponto de vista da prospecção, métodos, produção e uso de produtos, sistemas e serviços; além de estudos sobre a concepção, experimentação, aplicação de linguagens e materialidades proporcionadas pelos diversos meios de representação e execução.
A realização do seminário registrada nestes anais apresenta informações sobre as comissões e a programação do evento, e traz o extrato das pesquisas no formato de resumos, tendo como função mapear as investigações em curso do PPG–Design; acompanhar as temáticas e metodologias em questão, de modo a reconhecer a sua identidade; e compartilhar os conhecimentos produzidos pelo Programa com a sociedade. O seminário contou com palestra de abertura proferida pela Profa Dra. Doris Catherine Cornelie Knatz sobre A Fapesp e a Pesquisa em Design. Os resumos apresentados sintetizam 47 projetos de pesquisa em desenvolvimento, abrangendo a produção recente do PPG–Design (36 projetos – 17 de mestrado e 19 de doutorado), além de pesquisas em fase final de conclusão de trabalhos da área Design e Arquitetura do PPGAU (11 projetos – 2 de mestrado e 9 de doutorado), permeando abordagens das duas linhas de pesquisa mencionadas. As apresentações foram organizadas nas seções temáticas abaixo descritas.
Design e Ensino - Mediação: Cibele Haddad Taralli e Luis Cláudio Portugal do Nascimento
Esta sessão reuniu pesquisas que investigam a temática do ensino e da formação em design, bem como a de sua divulgação para a sociedade. Ela apresenta diversas abordagens e enfoques, que compreendem estudos e análises históricas na formação e nos currículos de cursos técnicos e de graduação, além de métodos e procedimentos centrados em aspectos humanos considerando os meios e recursos digitais em uso pela comunidade acadêmica. Compreende tópicos como ensino, currículos, métodos e procedimentos de pesquisa e de formação profissional em design gráfico e design de
produto.
.
Imagem, Linguagem e Comunicação - Mediação: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Cristiane Aun Bertoldi, Daniela Kutschat Hanns
Esta sessão apresentou pesquisas de mestrado e doutorado que, revelando ampla diversidade de temas e objetivos, procuram contribuir com reflexões a respeito da produção de imagens, do desenvolvimento de linguagens e de processos de comunicação no campo do design. Vários estudos vinculam-se a temáticas com acentuado engajamento social e político. As sete pesquisas tratam de objetos de estudos originais e diversos entre si, voltando-se para questões desde as mais autorais e experimentais, até as que evocam discussões universais e contemporâneas.
Design e Memória Gráfica - Mediação: Cristiane Aun Bertoldi, Marcos da Costa Braga, Priscila Lena Farias
Esta sessão reuniu pesquisas de mestrado e doutorado que possuem temas e finalidades que as inserem no campo de estudos da memória gráfica brasileira. Este campo pretende contribuir para resgate da história de artefatos gráficos e para inserção dos mesmos na cultura, na memória e na identidade local de um povo. As quatro pesquisas tratam de objetos de estudos variados, mas que possuem em comum o fato de serem temas inéditos ou pouco investigados pela historiografia tradicional do design gráfico.
Design Editorial - Mediação: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Marcos da Costa Braga, Priscila Lena Farias
Esta sessão reuniu pesquisas inseridas no campo de estudos do Livro abordado tanto em sua materialidade e possibilidades de experimentação em linguagem gráfica, como também por seus processos tradicionais de projeto e editoração com o viés de pesquisa histórica, congregando estudos nas linhas de Design: processos e linguagem, assim como em Teoria e história do design. São abordados processos experimentais de design em livros artesanais, tipologias de produções independentes contemporâneas, processos de recepção do leitor no livro-imagem e casos editoriais tradicionais como a Livraria José Olympio Editora e Coleção Biblioteca de Literatura Brasileira.
Design, Cultura e Sociedade [1] - Mediação: Cibele Haddad Taralli, Denise Dantas, Luis Cláudio Portugal do Nascimento, Maria Cecília Loschiavo dos Santos
Sessão formada por pesquisas que tratam de relações entre design, cultura e sociedade. Foi constituída por diferentes visões históricas, vernáculas, de gênero, de consumo e descarte, incluindo aspectos de processos e de produção. São tratadas interações com a arte e o corpo; a cultura material expressa em materiais editoriais de autoria indígena; a presença histórica das mulheres no campo do design brasileiro de artefatos têxteis; o descarte de objetos em contraposição à memória afetiva associada aos artefatos, além de ensaios exploratórios a respeito do aproveitamento de fibras nacionais aplicadas a produtos.
Design, Cultura e Sociedade [2] - Mediação: Cibele Haddad Taralli, Denise Dantas, Luis Cláudio Portugal do Nascimento, Maria Cecília Loschiavo dos Santos
Esta sessão discutiu pesquisas sobre relações e contribuições do design para a sociedade, por meio de abordagens qualitativas, a respeito da produção atual e da contribuição do design, abordando temas relevantes associados à concepção e ao funcionamento da economia solidária na confecção de vestuário, além de estudar a participação do design no projeto de produtos voltados para animais. Inclui, também, estudo antropológico e filosófico, tratando da questão da autenticidade autoral no mobiliário brasileiro moderno. Aborda, ainda, pesquisa etnográfica a respeito de relações espaciais entre o ambiente doméstico e o design de móveis populares, segundo a visão de usuários.
Processos de Design - Mediação: Cibele Haddad Taralli, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Cristiane Aun Bertoldi
Esta sessão agrupou pesquisas de mestrado e de doutorado que evidenciam pluralidade de temas e de métodos de investigação, possuindo, entretanto, pontos de contato na abordagem de processos em design, ora olhando para a produção de escritórios de projeto relevantes para a história do design brasileiro, ora para experiências do usuário e para estratégias contemporâneas de atuação em design. As cinco pesquisas focalizam objetos de estudos relevantes e originais, tanto em contexto mais histórico, ao revelarem processos de trabalho de escritórios de design consagrados, quanto em âmbito mais prospectivo, evidenciando novas abordagens para viabilizar a prática de projeto em situações complexas.
Processos de Design, Ambiente e Arquitetura - Mediação: Alessandro Ventura e Denise Dantas
Esta sessão reúne pesquisas situadas na inter-relação entre design e arquitetura, abordando, igualmente, a contribuição do design para configuração do ambiente. Investigam relações projetuais contemporâneas presentes em conceitos e meios digitais de produção nas áreas de arquitetura, design e arte, olhando para a obra da arquiteta Zaha Hadid, para o design de espaços acústicos voltados à produção de música e, por fim, para o design de audionavegação visando a orientar pessoas com deficiência visual em áreas públicas e no transporte coletivo. O seminário de pesquisa, com periodicidade anual, vem contribuir para consolidar o PPG Design FAUUSP, alinhando linhas e pesquisas do programa e socializando os progressos em pesquisa entre os discentes e docentes, além de difundir os conhecimentos em progresso para a sociedade.
___
O seminário de pesquisa, com periodicidade anual, vem contribuir para consolidar o PPG Design FAUUSP, alinhando linhas e pesquisas do programa e socializando os progressos em pesquisa entre os discentes e docentes, além de difundir os conhecimentos em progresso para a sociedade.