Jackeline Lima FARBIARZ
Doutora em Educação e Linguagem
PUC-Rio
Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). É Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde exerceu, entre 2008 e 2012, a coordenação da graduação em Design nas habilitações comunicação visual, projeto de produto, mídia digital e moda. Criou e coordena o Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design e é líder dos Grupos de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação e Livros, materiais, recursos e novas tecnologias em contextos de ensino-aprendizagem. Como atividades decorrentes da atuação no LINC-Design/PUC-Rio é coordenadora geral dos eventos interdisciplinares SILID- Simpósio sobre livro didático e SIMAR - Simpósio sobre materiais, recursos e tecnologias didáticas. Tem experiência nas áreas de Design, Letras e Educação, a partir de pesquisas que integram cultura, sujeitos e linguagem na perspectiva da interação. Orienta pesquisas que reflitam sobre o Design como construtor e coautor de sentidos sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: Design Editorial (ênfases: design na leitura (formação visual do leitor, agentes mediadores da leitura, multimodalidade/ relação verbo-visual); mercado editorial (gestão de pessoal e produção de livros de literatura, livros didáticos e materiais didáticos); Design e Educação (ênfases: formação do professor, teoria e planejamento de currículo, ludificação/gamificação na educação, ambientes colaborativos de ensino, sistemas colaborativos de avaliação); Design Inclusivo (ênfases: espaços colaborativos de ensino-aprendizagem; ambientes e tecnologias assistivas; livros, materiais e recursos didáticos inclusivos), Atua regularmente como professora na graduação e na pós-graduação em Design em disciplinas como: Teoria e Enfoques Críticos da Comunicação no Design; Comunicação Interação e Autoria; Procedimentos Metodológicos e Epistemologia do Design. É consultora ad hoc do CNPq, CAPES e FAPERJ. Site do Laboratório: www.linc.net.br.
-
Full Article - Open Access
(not)Solving (non)problems: Design contributions to Education in a complex world
PDF - p.56-59
-
Full Article - Open Access
Design as an interpretative and creative action configuring virtual learning environments
6th Information Design International Conference, Maio 2014 , vol.1, num.2
PDF - p.572-577
-
Full Article - Open Access
Enhancing the participation of Design in reading incentive plans
6th Information Design International Conference, Maio 2014 , vol.1, num.2
PDF - p.584-589
-
Artigo - Open Access
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO DESIGN: RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Dezembro 2014 , vol.1, num.4
PDF - p.1348-1359
-
Artigo - Open Access
O DESIGN DE LIVROS DE BOLSO: MEDIAÇÃO ENTRE SUJEITOS E OBJETO
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Dezembro 2014 , vol.1, num.4
PDF - p.2673-2680
-
Artigo - Open Access
UMA PESQUISA DE CAMPO SOBRE A INCIDÊNCIA DE ILUSTRAÇÕES NOS LIVROS DIRIGIDOS AO PÚBLICO ADULTO
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Dezembro 2014 , vol.1, num.4
PDF - p.2681-2691
-
Artigo Completo - Open Access
Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro
PDF - p.11-25
-
Artigo Completo - Open Access
O projeto gráfico dos livros de bolso como elemento mediador da leitura
PDF - p.53-64
Jackeline Lima FARBIARZ não faz parte de comitês organizadores ainda.
Jackeline Lima FARBIARZ ainda não possui referências a seus trabalhos.