Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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A AUTOAVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA EM PROJETO TELECOLABORATIVO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

SILVEIRA, Patrícia da ; FURTOSO, Viviane Bagio ;

Artigo:

As orientações de língua inglesa para o ensino médio profissionalizante priorizam a formação do sujeito para a vida e para o mundo social do trabalho. Dessa forma, a aprendizagem de língua inglesa no contexto de telecolaboração é uma alternativa que vai ao encontro dessa proposta, uma vez que possibilita aos estudantes uma experiência de comunicação real desse idioma durante as interações orais via Skype com falantes de outros países. Isto posto, o presente trabalho visa apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, que objetiva investigar o papel da autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de língua inglesa no contexto de telecolaboração. Para o levantamento de dados foram analisadas as questões que compõem a ficha de autoavaliação que os participantes do projeto BOM TO SEE USTED preenchem após as sessões de práticas orais. Tais questões foram categorizadas de acordo com as fases do processo de regulação sendo organizadas através da recolha e interpretação de informações obtidas a partir das interações entre os participantes e da adequação e/ou readequação das atividades relacionadas a tais práticas. Os resultados obtidos até o presente momento apontam a autoavaliação como potencializadora do processo de aprendizagem, uma vez que possibilita ao estudante a corresponsabilidade por esse processo, permitindo-lhe refletir sobre seu desempenho, e, a partir dessas reflexões, tornar-se agente ativo de sua aprendizagem.

Artigo:

Palavras-chave: autoavaliação; ensino médio profissionalizante; telecolaboração.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt19_148

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Como citar:

SILVEIRA, Patrícia da; FURTOSO, Viviane Bagio; "A AUTOAVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA EM PROJETO TELECOLABORATIVO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE", p. 1566-1577 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt19_148

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