-
-
Site do evento
Comissão organizadora
- Claudia Ferreira
- Deise Maia
- Edson Elias De Moraes
- Elaine Mateus
- Fernando Kulaitis
- Luiz Henrique Alves De Souza
- Marco Antonio Neves Soares
- Sílvio José Stessuk
- Ronaldo Baltar
Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.
Setembro 2016 vol. 2 num. 4
Idioma principal | Segundo idioma
XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Imagens e oralidades: relações transversais de diferentes formas de linguagem
Artigo- Open Access
O ESTADO DA ARTE DA PRESERVAÇÃO DE ACERVOS AUDIOVISUAIS
PDF - p.1-9
Artigo- Open Access
PODCAST: UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO POR MEIO DE PADRÕES DE METADADOS
PDF - p.10-21
Artigo- Open Access
ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO APLICADA A DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS EM INSTITUIÇÕES DO PARANÁ
ANALYSIS OF CLASSIFICATION APPLIED TO DOCUMENTS IN PHOTOGRAPHIC PARANÁ INSTITUTIONS
PDF - p.22-30
Artigo- Open Access
PDF - p.31-41
Artigo- Open Access
PDF - p.42-52
Artigo- Open Access
UM ESTUDO DA GÊNESE DOCUMENTAL DE ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
PDF - p.53-60
Artigo- Open Access
A FOTOGRAFIA NA COMPOSIÇÃO DO INVENTÁRIO: ESTUDO DE CASO NO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA
PDF - p.61-72
Artigo- Open Access
O PROCESSO DE CATALOGAÇÃO DE COLEÇÕES ESPECIAIS: MOEDAS EM BIBLIOTECAS
PDF - p.73-88
Artigo- Open Access
PDF - p.89-98
Artigo- Open Access
JUVENTUDES: UM CLICK, UMA IMAGEM; VÁRIOS CLICKS UMA ETNOGRAFIA
PDF - p.99-110
Mídias, Cultura Visual e Imaginação Social
Artigo- Open Access
O MITO DO HERÓI EM ZIGGY STARDUST
PDF - p.111-120
Artigo- Open Access
INTERPRETAÇÕES SOBRE O FUNCIONÁRIO GREVISTA NA MÍDIA LOCAL
PDF - p.121-131
Artigo- Open Access
A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO PODER JUDICIÁRIO NA IMPRENSA REPUBLICANA BRASILEIRA (1930-1945)
PDF - p.132-143
Artigo- Open Access
POR UMA CRÍTICA FENOMENOLÓGICA DA IMAGEM TÉCNICA DA PUBLICIDADE: O PROBLEMA DA ATENÇÃO
PDF - p.144-152
Artigo- Open Access
PDF - p.153-166
Artigo- Open Access
PDF - p.167-177
Artigo- Open Access
INDÚSTRIA CULTURAL, MÍDIA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO INFANTIL
PDF - p.178-187
Artigo- Open Access
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM SHREK 2 (2004): O HUMOR EM CENAS ENUNCIATIVAS
PDF - p.188-196
Artigo- Open Access
A INFÂNCIA DO CONSUMO E A EXPROPRIAÇÃO DO BRINCAR CRIATIVO
PDF - p.197-206
Artigo- Open Access
OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL E CONSUMO NA INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR TECNOLÓGICO
PDF - p.207-213
Artigo- Open Access
ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR
PDF - p.214-223
Artigo- Open Access
PDF - p.224-231
Artigo- Open Access
INFÂNCIA, MÚSICA E EXPRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTUAÇÕES NECESSÁRIAS
PDF - p.232-240
Artigo- Open Access
PDF - p.241-250
Artigo- Open Access
O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DA PERIFERIA SOB O OLHAR DA MÍDIA
PDF - p.251-260
Artigo- Open Access
PDF - p.261-269
Artigo- Open Access
CONTEMPORARY FAMILY AND THE ABSENCE OF PRIVACY: A STUDY ON THE TEENAGERS EXPOSURE ON SOCIAL NETWORKS
PDF - p.270-280
Artigo- Open Access
LUTA LIVRE NOS FILMES: CONCEPÇÃO, SIMILARIDADE E JUSTIÇA
PDF - p.281-292
Desafios na Formação Inicial e Continuidade do Professor Pesquisar nas Ciências Humanas
Artigo- Open Access
ENCONTRO DO PIBID DA UEL: INTERDISCIPLINARIDADE, REFLEXÕES E A FORMAÇÃO DOCENTE
PDF - p.293-300
Artigo- Open Access
PDF - p.301-311
Artigo- Open Access
PDF - p.312-320
Artigo- Open Access
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
PDF - p.321-329
Artigo- Open Access
PDF - p.330-341
Artigo- Open Access
FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA
PDF - p.342-350
Artigo- Open Access
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO
PDF - p.351-362
As múltiplas dimensões das migrações contemporâneas e suas interfaces
Artigo- Open Access
PDF - p.363-366
Artigo- Open Access
IDENTIDADE E LUGARIDADES: A ONTOLOGIA DO SER MIGRANTE
PDF - p.367-376
Artigo- Open Access
A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM SANTA CATARINA: FASES E CONTRADIÇÕES DA INSERÇÃO LABORAL
PDF - p.377-388
Artigo- Open Access
MIGRAÇÃO E POBREZA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA O BRASIL (1995-2014)*
PDF - p.389-403
Artigo- Open Access
MIGRAÇÕES E EXPANSÃO URBANA EM CAJICÁ – COLÔMBIA
MIGRATION AND EXPANSION IN URBAN CAJICÁ – COLOMBIA
PDF - p.404-415
Artigo- Open Access
PDF - p.416-429
Artigo- Open Access
MIGRAÇÕES “RURAIS-URBANAS” PERMANENTEMENTE TEMPORÁRIAS NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO PAULISTA
PDF - p.430-441
Artigo- Open Access
OS REFUGIADOS: CONSIDERAÇÕES ARENDTIANAS E A ATUAL EXPERIÊNCIA
PDF - p.442-454
Artigo- Open Access
PDF - p.455-464
Artigo- Open Access
PDF - p.465-478
Artigo- Open Access
MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: REPRESENTAÇÕES E SENTIDOS DO DESENVOLVIMENTO E DA COOPERAÇÃO
PDF - p.479-487
Artigo- Open Access
PDF - p.488-499
Educação e letramentos digitais
Artigo- Open Access
MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO
PDF - p.500-509
Artigo- Open Access
TIC SOBRE GEOLINGUÍSTICA: UM ROBÔ ACIONADO POR TEXTO E VOZ
PDF - p.510-519
Artigo- Open Access
AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PDF - p.520-530
Artigo- Open Access
MULTILETRAMENTOS EM PERSPECTIVA: O INFOGRÁFICO WEB COMO RECURSO DIDÁTICO
PDF - p.531-541
Artigo- Open Access
O PROFESSOR NO DISCURSO DE DOCENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA
PDF - p.542-552
Artigo- Open Access
PDF - p.553-561
Deliberação, Políticas Públicas e Formação de Educadores
Artigo- Open Access
PDF - p.562-572
Artigo- Open Access
A CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PROCESSO DELIBERATIVO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS NO BRASIL
PDF - p.573-584
Artigo- Open Access
PDF - p.585-594
Artigo- Open Access
PDF - p.595-604
Artigo- Open Access
CARTOGRAFANDO AFETOS E APRENDIZADOS EM UMA ASSOCIAÇÃO CULTURAL AUTOGERIDA
PDF - p.605-615
Artigo- Open Access
PDF - p.616-623
Artigo- Open Access
PDF - p.624-635
Artigo- Open Access
PDF - p.636-646
Artigo- Open Access
PEDAGOGIA DELIBERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
PDF - p.647-659
Artigo- Open Access
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO RELIGIOSO
PDF - p.660-669
Pensando Londrina: confguração urbana e seus habitantes
Artigo- Open Access
PDF - p.670-681
Artigo- Open Access
DESENVOLVIMENTO URBANO: O NEGRO NA CIDADE DE LONDRINA – PR
PDF - p.682-690
Artigo- Open Access
PDF - p.691-705
Artigo- Open Access
A PERCEPÇÃO DOS JOVENS RESIDENTES EM ÁREAS DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL SOBRE A POLÍCIA EM LONDRINA
PDF - p.706-717
Os caminhos e descaminhos do texto
Artigo- Open Access
O PRIMEIRO CAPÍTULO DO FOLHETIM DE CONY NO JORNAL ALTERNATIVO O SOL (1967)
PDF - p.729-739
Artigo- Open Access
TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: HIBRIDISMO E EXÍLIO EM O ROMANCE DA MINHA VIDA, DE LEONARDO PADURA
PDF - p.740-747
Artigo- Open Access
LEI MARIA DA PENHA: UM MEIO PARA COIBIR O DISCURSO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
PDF - p.748-756
Artigo- Open Access
PDF - p.757-769
Artigo- Open Access
CONSTRUCAO DO DISCURSO AUDIOVISUAL NA REPORTAGEM TELEVISIVA
PDF - p.770-778
Artigo- Open Access
GRAMÁTICA E ARGUMENTAÇÃO EM NASCE O POEMA, DE FERREIRA GULLAR
PDF - p.779-788
Artigo- Open Access
PDF - p.789-799
Artigo- Open Access
O DISCURSO NA “LUTA PELA TERRA”
PDF - p.800-811
Artigo- Open Access
ENTENDER DIREITO É UM DIREITO DE TODOS
PDF - p.812-822
Artigo- Open Access
O MAPA COMO TEXTO: REFLEXÕES E SENTIDOS NO ESPAÇO URBANO
PDF - p.823-834
Artigo- Open Access
A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS ACADÊMICOS: ACIMA DO BEM E DO MAL?
PDF - p.835-843
Artigo- Open Access
PDF - p.844-851
Arte e sociedade
Artigo- Open Access
A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHADOR EM TEXTOS DRAMÁTICOS LONDRINENSES
PDF - p.852-862
Artigo- Open Access
GEOGRAFICIDADE E O “EDIFÍCIO MASTER”, DE EDUARDO COUTINHO: BUSCANDO ALGUNS CAMINHOS
PDF - p.863-870
Artigo- Open Access
CRÔNICAS DA CIDADE: VIVÊNCIAS TRANS, DE GÊNEROS, DE TEATROS, DE TRÂNSITOS
PDF - p.871-879
Artigo- Open Access
ENTRE OLHARES, TAMBORES E AFETOS: ISHINDAIKO
PDF - p.880-888
Artigo- Open Access
O PAPEL DA FICÇÃO NO FILME ETNOGRÁFICO
PDF - p.889-896
Artigo- Open Access
PDF - p.897-907
Artigo- Open Access
PDF - p.908-914
Espaço, Tempo e Subjetividade
Artigo- Open Access
HEIDEGGER E SLOTERDIJK SOBRE A NOÇÃO DE “ESPAÇO INTERIOR” EM RILKE
PDF - p.915
Artigo- Open Access
O INTERIOR E O EXTERIOR EM WITTGENSTEIN
PDF - p.916-923
Artigo- Open Access
O ESPAÇO E O TEMPO NA GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NA LITERATURA DE LIMA BARRETO
PDF - p.924-934
Artigo- Open Access
UM ARGUMENTO A FAVOR DA NÃO JUSTIFICAÇÃO DAS CRENÇAS BASE
PDF - p.935-944
Artigo- Open Access
HEIDEGGER E SLOTERDIJK SOBRE A NOÇÃO DE “ESPAÇO INTERIOR” EM RILKE
PDF - p.945-954
Artigo- Open Access
UM OLHAR HUMANO SOBRE A SUBJETIVIDADE, RACIONALIDADE E CIÊNCIA
PDF - p.955-965
Artigo- Open Access
ALGUMAS IMPLICAÇÕES METAÉTICAS ACERCA DA PERSPECTIVA DA SEGUNDA-PESSOA E DA FILOSOFIA MORAL KANTIANA
PDF - p.966-975
Artigo- Open Access
OS NOVOS CONTORNOS DA LOUCURA NO ESPAÇO URBANO CONTEMPORÂNEO
PDF - p.976-982
Artigo- Open Access
DOENÇA MENTAL E CINEMA: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL
PDF - p.983-993
Expressões da cultura africana, afro-brasileira e indígena na arte e na educação
Artigo- Open Access
PDF - p.994-1002
Artigo- Open Access
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS INDÍGENA POR JOSÉ DE ALENCAR
PDF - p.1003-1010
Artigo- Open Access
AS PONTES CULTURIAS DE MARTINHO DA VILA: DISCURSO E CRIAÇÃO
PDF - p.1011-1019
Artigo- Open Access
PDF - p.1020-1030
Artigo- Open Access
O MEIO ELETRÔNICO COMO ESPAÇO DE FALA PARA MULHERES NEGRAS
PDF - p.1031-1038
Artigo- Open Access
DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
PDF - p.1039-1049
Artigo- Open Access
PDF - p.1050-1062
Artigo- Open Access
PDF - p.1063-1073
Trabalho, Classe Social e Movimentos Sociais
Artigo- Open Access
REFLEXÕES SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ.
PDF - p.1074-1084
Artigo- Open Access
CONTROLE SOCIAL DEMOCRÁTICO: O PAPEL (OU A CONTRIBUIÇÃO) DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO CMAS/RJ
PDF - p.1085-1095
Artigo- Open Access
PDF - p.1096-1107
Artigo- Open Access
PDF - p.1108-1116
Artigo- Open Access
PDF - p.1117-1129
Artigo- Open Access
PDF - p.1130-1138
Artigo- Open Access
MOVIMENTOS ULTRALIBERAIS NO BRASIL – “MOVIMENTO BRASIL LIVRE” E “VEM PRA RUA”
PDF - p.1139-1146
Artigo- Open Access
PDF - p.1147-1157
Artigo- Open Access
PDF - p.1158-1167
Artigo- Open Access
PDF - p.1168-1178
Artigo- Open Access
PDF - p.1179-1190
Artigo- Open Access
A DIMENSÃO SERVIÇO NO TRABALHAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA
PDF - p.1191-1201
Artigo- Open Access
PDF - p.1202-1213
Memória e Sociedade
Artigo- Open Access
MEMÓRIA, ESQUECIMENTO E ATUALIDADE: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
PDF - p.1214-1222
Artigo- Open Access
ARQUIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE LONDRINA E SUA IMPORTÂNCIA NOS AMBIENTES DE MEMÓRIA.
PDF - p.1223-1233
Artigo- Open Access
MEMÓRIAS DO CANGAÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE A MEMÓRIA, A HISTÓRIA E O CINEMA NO FILME O BAILE PERFUMADO
PDF - p.1234-1244
Artigo- Open Access
A MEMÓRIA ORGANIZACIONAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
PDF - p.1245-1255
Artigo- Open Access
MEMÓRIA PARA A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
PDF - p.1256-1267
Artigo- Open Access
A RELAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDAGUARI COM A COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ
PDF - p.1268-1274
Artigo- Open Access
HISTÓRIA E MEMÓRIA: PROSTITUIÇÃO EM LONDRINA
PDF - p.1275-1284
Artigo- Open Access
MEMÓRIA, AFETOS E PAIXÕES EM AULA DE INGLÊS DE LYGIA BOJUNGA
PDF - p.1285-1295
Artigo- Open Access
MEMÓRIAS E NARRATIVAS HÍBRIDAS NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
PDF - p.1296-1306
Subjetividade e formação do leitor no Ensino Fundamental
Artigo- Open Access
A LEITURA E A SUBJETIVIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
PDF - p.1307-1317
Artigo- Open Access
A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
PDF - p.1318-1327
Artigo- Open Access
LEITURA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR
PDF - p.1328-1337
Artigo- Open Access
PDF - p.1338-1349
Artigo- Open Access
O TEXTO: ELEMENTO ARTICULADOR ENTRE O ADOLESCENTE E A CIDADANIA
PDF - p.1350-1359
Feminismo, Gênero e Educação
Artigo- Open Access
PDF - p.1360-1371
Artigo- Open Access
A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS
PDF - p.1372-1381
Artigo- Open Access
PDF - p.1382-1392
Artigo- Open Access
O GRANDE SILÊNCIO: INVISIBILIDADE E TRANSFEMINICÍDIO NO BRASIL
PDF - p.1393-1397
Artigo- Open Access
MASCULINIDADES E FEMINISMO: UM PERCURSO DE (DES)IDENTIDADES NA CRÔNICA DE ELIANE BRUM
PDF - p.1398-1407
Ensino e aprendizagem de línguas/linguagens nas séries iniciais: demandas, desafios e possibilidades
Artigo- Open Access
COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PDF - p.1408-1415
Artigo- Open Access
PDF - p.1416-1427
Artigo- Open Access
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS VIA SEQUÊNCIA DIDATICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
PDF - p.1428-1436
Artigo- Open Access
PDF - p.1437-1447
Artigo- Open Access
PDF - p.1448-1459
Artigo- Open Access
THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN
PDF - p.1460-1471
Artigo- Open Access
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA
PDF - p.1472-1484
Atitudes Linguísticas: disposições afetivas explícitas ou implícitas?
Artigo- Open Access
ALÇAMENTO DAS VOGAIS POSTÔNICAS FINAIS /e/ E /o/ NAS CIDADES DE CURITIBA E LONDRINA
PDF - p.1485-1494
Artigo- Open Access
TENDÊNCIAS DE REAÇÃO: A FAIXA ETÁRIA CONDICIONA AS CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS FALANTES?
PDF - p.1495-1503
Ensino e pesquisa em Filosofia
Artigo- Open Access
CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR
PDF - p.1504-1510
Artigo- Open Access
NOVOS AMBIENTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
PDF - p.1511-1518
Artigo- Open Access
DA ÁGORA À ENCRUZILHADA: BLUES COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA
PDF - p.1519-1530
Artigo- Open Access
NIETZSCHE, UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CURRÍCULO DE FILOSOFIA, EM SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR
PDF - p.1531-1537
Artigo- Open Access
QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN
PDF - p.1538-1544
Artigo- Open Access
PDF - p.1545-1554
Avaliação no contexto educacional: elemento provocador de mudança
Artigo- Open Access
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?
PDF - p.1555-1565
Artigo- Open Access
PDF - p.1566-1577
Leitura e escrita: teoria e prática da literatura em debate
Artigo- Open Access
LUA NO VARAL, DE ANTONIO BARRETO E A FUNÇÃO HUMANIZADORA DA ARTE
PDF - p.1578-1585
Artigo- Open Access
MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO
PDF - p.1586-1595
Artigo- Open Access
ESCRITA COLETIVA: POSSIBILITA AVANÇOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PELOS ALUNOS
PDF - p.1596-1604
Artigo- Open Access
ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO
PDF - p.1605-1612
Artigo- Open Access
PDF - p.1613-1623
Artigo- Open Access
LITERATURA JUVENIL E FORMAÇÃO DO LEITOR: ANÁLISE DA OBRA O RAPAZ QUE NÃO ERA DE LIVERPOOL
PDF - p.1624-1633
Artigo- Open Access
HAROLD BLOOM E OSWALD DE ANDRADE: ANGÚSTIA DA INFLUÊNCIA VERSUS ALEGRIA ANTROPOFÁGICA
PDF - p.1634-1645
Artigo- Open Access
LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR
PDF - p.1646-1655
Artigo- Open Access
PDF - p.1656-1665
Religiosidades e identidades
Artigo- Open Access
PDF - p.1666-1678
Artigo- Open Access
A RELIGIOSIDADE DO ASSISTENTE SOCIAL
PDF - p.1679-1687
Artigo- Open Access
DO ALTAR ÀS RUAS: UMA ANÁLISE DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NO BRASIL.
PDF - p.1688-1695
Artigo- Open Access
PDF - p.1696-1706
Artigo- Open Access
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO RELIGIOSO
PDF - p.1707-1713
Artigo- Open Access
REBELDIA DE UMA GERAÇÃO: O ZEN-BEAT ATRAVÉS DA LITERATURA DE JACK KEROUC.
PDF - p.1714-1720
Artigo- Open Access
O SANTUÁRIO DE YAZILIKAYA: UM DEMARCADOR DA ETNICIDADE EM HATTI
PDF - p.1721-1731
Artigo- Open Access
O SHOKONSAI COMO PROJETO IDENTITÁRIO
PDF - p.1732-1739
Artigo- Open Access
PDF - p.1740-1748
Artigo- Open Access
PDF - p.1749-1756
Humanidades, Estado e desafios didático-científico
Artigo- Open Access
LUGARES DA PESQUISA E ENSINO NAS HUMANIDES NO SÉCULO XXI
PDF - p.1757-1779
Artigo- Open Access
PDF - p.1780-1788
O Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas é um eventocientífico de âmbito nacional, promovido pelo Centro de Letras e CiênciasHumanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná. Com ediçõesbianuais, consolida-se como espaço de atualização e divulgação da produçãoacadêmica nas áreas de Letras, Filosofia, Ciências Sociais e História, além depromover integração com áreas afins, como Geografia, Educação, Comunicação eArtes. Sua disposição interdisciplinar objetiva a interação entrepesquisadores, docentes e discentes por meio da promoção de práticascientíficas em contribuição com a mudança social.
A décima primeira edição do Seminário de Pesquisa emCiências Humanas (XI SEPECH) ocorreu entre os dias 27 e 29 de julho de 2016 sobo título Humanidades, Estado e desafios didático-científicos. Foi um momentooportuno para debater os desafios didático-científicos enfrentados tanto pelaadministração universitária quanto pelas práticas científicas em projetos depesquisa e experiências docentes em sala de aula, de forma reflexiva em relaçãoà comunidade e ao corpo discente.
O XI SEPECH contou com o apoio e recursos da FundaçãoAraucária, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná;Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual de Londrina; do Fundode Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão da UEL (FAEPE); ITEDES - Instituto deTecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social; Departamentos e Colegiados deCurso do Centro de Letras e Ciências Humanas-UEL.
Objetivando uma análise institucional, ou seja, umaavaliação crítica das ações do Estado, durante as atividades do eventodestacaram-se a relação entre a liberdade intelectual e as políticasdelineadoras da Educação Superior, tanto para as licenciaturas quanto para osbacharelados. Já em relação ao espaço acadêmico, evidenciaram-se os desafiosparticulares das Humanidades, muitos deles derivados da relação com outrasáreas de conhecimento e das práticas interdisciplinares em sua relativa eficácia.
Com disposição para superação destes desafios, organizamosuma série de atividades, com destaque para Conferência de Abertura (27/07)proferida pela Profᵃ Maria Tarcisa da Silva Béga (UFPR) sobre “Humanidades,Estado e Cidadania”; bem como para a Palestra (28/07) sobre “Política Culturale os Planos de Cultura”, proferida pelo Prof. Antônio Rubim (UFBa). Tivemos aoportunidade de debater sobre a “Base Curricular Nacional e as Diretrizes paraas licenciaturas: políticas e formação de professores” em duas mesas-redondas;a primeira no dia 27/07, composta pelos docentes da UEL, Cristiano GustavoBiazzo Simon, Angela Maria de Souza Lima e Telma Gimenez; a segunda, no dia28/07, composta pelos docentes Antônio Edmilson Paschoal (UFPR), Paula Szundy (UFRJ)e Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP). As atividades se encerraram no dia29/07 com a mesa-redonda “Autonomia Didático-científica: as implicaçõescontemporâneas à liberdade intelectual na Universidade”. Naquele momento,pudemos ouvir o Prof. Pablo Ortellado (USP) sobre “A formação crítica daciência”, seguido do Prof. César Bessa (UEL) que falou sobre “A normatização daAutonomia das Universidades em face da Constituição Federal Brasileira”,acompanhados das análises do Prof. Marco Antonio Neves Soares (UEL).
Temos confiança no sucesso do evento, que contou com mais de600 participantes, vindos de mais de 35 Instituições de Ensino Superior, de 15estados do país. Cada participante teve a oportunidade de atualizar-se em temasespecíficos ao participar de minicursos, escolhidos dentre os 10 oferecidos.
Finalmente, é com satisfação que apresentamos aqui os Anaisdo XI SEPECH com os trabalhos completos apresentados nos 21 Grupos de Trabalho(GT).
Todos os autores assinaram termo de publicação declarandoineditismo e ausência de plágio nos artigos. Tanto o conteúdo, quanto asrevisões ortográfica e gramatical são de inteira responsabilidade dos autores.
Durante as três sessões dos GTs, os coordenadoresdedicaram-se em construir momentos de interação essenciais ao desenvolvimentocientífico e em convergência com o tema proposto nesta edição. Esperamos queesta publicação também cumpra com este objetivo, tornando-se referênciaatualizada para as áreas envolvidas.
Desejamos uma excelente leitura.
Prof. Fernando Kulaitis
Presidente da Comissão Científica
XI SEPECH, 2016
-
-
Comissão Científica
Prof. Dr. Fernando Kulaitis, (Presidente daComissão) Deptº Ciências Sociais – UEL
Prof.ª Dr.ª Ana Cristina de Albuquerque DeptºCiência da Informação/CECA/UEL
Prof.ª Dr.ª Adriana Regina de Jesus, Deptº Educação/CECA/UEL
Prof. Dr. Américo Grisotto, Deptº Letras Vernáculas –UEL
Prof.ª Dr.ª Angela Maria de Sousa Lima DeptºCiências Sociais - UEL
Prof.ª Dr.ª Andreia Maria Cavaminami Lugle Deptº Educação/CECA/UEL
Prof.ª Dr.ª Angélica Lyra de Araujo, LENPES/SOC/UEL
Prof. Dr. André Azevedo da Fonseca - Deptº Comunicação/CECA/UEL
Prof. Dr. Celso Vianna Bezerra de Menezes, DeptºCiências Sociais – UEL
Prof.ª Dr.ª Claudia Ferreira, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas - UEL
Prof.ª Dr.ª Cláudia Siqueira Baltar, Deptº CiênciasSociais - UEL
Prof.ª Dr.ª Denise I. B. G. Ortenzi, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas - UEL
Prof. Ms. Edson Elias De Morais, Deptº CiênciasSociais - UEL
Prof.ª Dr.ª Elaine Mateus - Deptº LetrasEstrangeiras Modernas - UEL
Prof. Dr. Flávio Luis Freire Rodrigues, Deptº LetrasVernáculas - UEL
Prof. Dr. Giovanni Cirino, Deptº Ciências Sociais –UEL
Prof.ª Dr.ª Juliana Tonelli, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Luciana Ferreira Leal, Deptº Pedagoria -FACCAT
Prof. Dr. Luiz Henrique Alves de Souza, Deptº Filosofia – UEL
Prof. Dr. Marcelo Silveira, Deptº Letras Vernáculas- UEL
Prof.ª Dr.ª Maria José Guerra de Figueiredo Garcia, Deptº Letras Vernáculas- UEL
Prof.ª Dr.ª Maria Carolina de Godoy, Deptº Letras Vernáculas- UEL
Prof.ª Dr.ª Michele Salles El Kadri, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Monica Selvatici, Deptº de Histsória –UEL
Prof. Dr. Pablo Almada, Deptº Ciências Sociais – UEL
Prof.ª Dr.ª Roberta Guimarães Peres, NEPO/UNICAMP
Prof. Dr. Rogério Ivano, Deptº de História – UEL
Prof. Dr. Ronaldo Baltar, Deptº Ciências Sociais –UEL
Prof.ª Dr.ª Samantha G. Mancini Ramos, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Sheila Oliveira Lima, Deptº Letras Vernáculas– UEL
Prof.ª Dr.ª Silvana A. Mariano, Deptº CiênciasSociais – UEL
Prof. Dr. Sílvio José Stessuk, Deptº LetrasVernáculas - UEL
Prof.ª Dr.ª Simone Borges Paiva Deptº Ciência da Informação/CECA/UEL
Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Fresca, Deptº Geografia/CCE/UEL
Prof.ª Dr.ª Telma Gimenez, Deptº Letras EstrangeirasModernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Viviane Bagio Furtoso, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof. Dr. WagnerFerreira Lima, Deptº Letras Vernáculas – UEL
-