Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
ALGUMAS IMPLICAÇÕES METAÉTICAS ACERCA DA PERSPECTIVA DA SEGUNDA-PESSOA E DA FILOSOFIA MORAL KANTIANA
Stobbe, Emanuel Lanzini ;
Artigo:
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma resposta para a questão ética-metaética do respeito por outras pessoas, notadamente a da perspectiva da segunda-pessoa tratada por Stephen Darwall em “Respect and the Second-Person Standpoint” (2004). Darwall busca justificar seu ponto de vista partindo de quatro conceitos centrais: autoridade; exigência; razão de segunda-pessoa e responsabilização. Considerando sua teoria à luz da filosofia moral de Kant, Darwall pensa ter dado uma resposta satisfatoriamente suficiente à objeção de Iris Murdoch, segundo a qual Kant não justificaria o respeito por pessoas, mas apenas o respeito pela lei moral de se respeitar pessoas. Minha posição aqui é a de que a resposta de Darwall não é estritamente falando necessária para responder à objeção, uma vez que o próprio Kant pode ser interpretado de modo a respondê-la satisfatoriamente – sendo que se pode defender sua posição através de três principais argumentos: (1) que a objeção decorre de uma leitura errônea, tanto da filosofia, quanto dos propósitos kantianos; (2) que o respeito pela Lei Moral não desmerece o valor moral da ação correspondente; e (3) que o respeito por pessoas decorre indiretamente de uma extrapolação de nossa própria natureza racional, considerada pelo próprio Kant.
Artigo:
Palavras-chave: Pessoa; Respeito; Metaética,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt10_290
Referências bibliográficas
- [1] DARWALL, Stephen. “Respeito e a perspectiva de segunda-pessoa”. In: Metaética: algumas tendências. Organização de Darlei Dall’Agnol, tradução de Janyne Sattler. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
- [2] ______. The Second-Person Standpoint: Morality, Respect, and Accountability. Harvard: Harvard University Press, 2006.
- [3] ______. “Two Kinds of Respect”. In: Ethics, Vol. 88, No. 1 (Oct., 1977), 36-49.
- [4] KANT, Immanuel. Werke in zwölf Bänden. Herausgegeben von Wilhelm Weischedel. Frankfurt: Suhrkamp, 1991.
- [5] KORSGAARD, Christine M. Creating the Kingdom of Ends. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
- [6] MURDOCH, Iris. “The Sublime and the Good”. In: Existentialists and Mystics, ed. Peter Conrad. New York: Penguin Books, 1999.
Como citar:
Stobbe, Emanuel Lanzini; "ALGUMAS IMPLICAÇÕES METAÉTICAS ACERCA DA PERSPECTIVA DA SEGUNDA-PESSOA E DA FILOSOFIA MORAL KANTIANA", p. 966-975 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt10_290
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações