Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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LER SEM SABER LER CONVENCIONALMENTE: PROPOSIÇÃO DE LEITURA PELO ALUNO E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM VOZ ALTA

PASSADORI, Lara Pardo ; LEAL, Luciana Ferreira ;

Artigo:

A proposta de trabalho foi realizada com crianças que ainda não tinham autonomia na leitura e na escrita a fim de comprovar a importância das proposições de leitura na aprendizagem dos alunos, uma vez que é lendo que se aprende a ler. Esse estudo propõe analisar que antes de ler convencionalmente, a criança constrói suas próprias estratégias de leitura, além disso, possui saberes riquíssimos que devem ser explorados a fim de que possam avançar até se apropriar do sistema de leitura e escrita e chegue, finalmente, à leitura convencional. Para isso, o professor, que possui um papel de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, deve garantir em sua rotina boas atividades de leitura e escrita, fazer intervenções pontuais que desafiem os alunos e propor bons agrupamentos para que haja reflexão e troca de saberes entre as crianças. Desse modo, é importante dizer que o contato com diferentes tipos de leitura é crucial, como, por exemplo, a leitura em voz alta, que é uma atividade valiosa na formação leitora e também as proposições de leitura pelo aluno, que o coloca na posição de leitor.

Artigo:

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DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_130

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Como citar:

PASSADORI, Lara Pardo; LEAL, Luciana Ferreira; "LER SEM SABER LER CONVENCIONALMENTE: PROPOSIÇÃO DE LEITURA PELO ALUNO E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM VOZ ALTA", p. 1656-1665 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_130

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