Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O PROFESSOR NO DISCURSO DE DOCENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA

FILHO, Celso Daltin ; RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio ;

Artigo:

Este projeto visa a traçar o imaginário discursivo do professor – que trabalha (ou não) com tecnologia em sala de aula – que emerge de entrevistas com professores pertencentes à esfera de Ensino à Distância (EAD) que atuam ou atuaram na área. Pretendemos analisar, seguindo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de orientação franco-brasileira, como o profissional professor se vê no âmbito social, incluindo tanto aquele que não utiliza a tecnologia no exercício da docência, quanto o docente que trabalha com a educação online ou que se propõe a levar para as suas aulas recursos tecnológicos, na educação presencial.

Artigo:

Palavras-chave: Discurso, Professor, Ensino a Distância, Representação imaginária.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt5_253

Referências bibliográficas
  • [1] BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Autores Associados, 2006.
  • [2] CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2006.
  • [3] FERNANDES, A.C. Análise do discurso. Reflexões introdutórias, 2008
  • [4] FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso (Tradução de Edmundo Cordeiro com a ajuda para a parte inicial do Antônio Bento). Versão para PDF por Júlio Babão, 2002.
  • [5] FUCHS, Catherine; PÊCHEUX, Michel. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas (1975).
  • [6] GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
  • [7] ORLANDI, Eni Puccinelli. "Análise de discurso: princípios e procedimentos/Eni P. Orlandi–Campinas, SP: Pontes (2007).
  • [8] RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Presencial e Online: Múltiplos Olhares, 2013. Projeto de pesquisa cadastrado na PROPPG – UEL, sob No. 08693. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2016.
  • [9] SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/Tomaz Tadeu da Silva (org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. 12. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 200
Como citar:

FILHO, Celso Daltin; RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio ; "O PROFESSOR NO DISCURSO DE DOCENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA", p. 542-552 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt5_253

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações