Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR
OLIVEIRA, Vinícius Alves de ; SOUZA, Carla Delgado de ;
Artigo:
A partir de 1970, um grande número de produções cinematográficas do gênero terror começaram a utilizar da violência gráfica em suas produções, mas foi só no final da década que o projeto de explorar a injúria física como experiência de medo se alastrou no cinema. O recurso, denominado Gore, desenvolveu os mais diversos subgêneros, tendo no cinema extremo suas expressões mais radicais na produção de imagens incômodas de desintegração do corpo pela tortura e mutilação. O seguinte trabalho busca pensar como estas representações cinematográficas dialogam com o imaginário do corpo e estabelecem uma experiência de alteridade radical sobre os espectadores ao confrontar a visão com os conteúdos mais proibidos coletivamente. Explicitando a materialidade do corpo, o cinema extremo de horror também contribui à reflexão dos limites da figura humana em narrativas que tem por intenção trazer à imagem sua potência de perturbação às referências que o imaginário constitui ao fazer do próprio corpo o centro das narrativas de terror.
Artigo:
Palavras-chave: Cinema; Terror; Imaginário,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_240
Referências bibliográficas
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Como citar:
OLIVEIRA, Vinícius Alves de; SOUZA, Carla Delgado de; "ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR", p. 214-223 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_240
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