Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE INGLÊS A UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Ferreira, Otto Henrique Silva ; Tonelli, Juliana Reichert Assunção ;

Artigo:

Este trabalho consiste na análise do desenvolvimento e da aplicação de uma sequência didática (SD) vinculada ao gênero textual “história infantil” para o ensino de inglês a uma criança com autismo, ao mesmo tempo proporcionado além de sua inclusão, sua integração no ambiente escolar. O ensino da língua inglesa para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) vem sendo cada vez mais posto em foco no Brasil, junto ao fato da língua estar vindo a ser considerada cada vez mais uma “língua universal” (TONELLI, 2012; MONTEIRO, 2013). A utilização da SD como instrumento para o ensino de inglês à criança com NEE visa uma conexão entre o ensino da língua, de maneira estratégica e sistemática, e o desenvolvimento das capacidades orais e escritas do aluno (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), além da viabilidade da ferramenta para a criação de contextos de comunicação que proporcionam a aprendizagem (GONÇALVES; FERRAZ, 2014). A SD foi aplicada em uma sala do nível E5 do Centro de Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina, para 15 alunos, um deles com o diagnóstico do transtorno do espectro autista. A produção final de todos os alunos alcançou os objetivos pré-determinados na elaboração da sequência.

Artigo:

Palavras-chave: ensino de inglês, sequência didática, educação especial,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_219

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Como citar:

Ferreira, Otto Henrique Silva; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; "ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE INGLÊS A UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS", p. 1437-1447 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_219

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