Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
ANÁLISE DE CONTEÚDOS EM COLEÇÕES DE SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO E A PRÁTICA
MORENO, Ticiane Rafael de Andrade ; TONELLI, Juliana Reichert Assunção ;
Artigo:
Neste trabalho, que remonta a nossa monografia de especialização, analisamos duas coleções didáticas, a Coleção Expoente e a Coleção Anglo, utilizadas no ano de 2013 nos municípios de Ourinhos e Jacarezinho respectivamente, como importante recurso didático para o ensino de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa, documental e do ponto de vista do material (RAMOS, 2009), analisando especificamente os conteúdos, traçando um paralelo entre livro do aluno e manual do professor. De acordo com as pesquisas sobre ensino de língua inglesa para crianças, os conteúdos trabalhados devem ser os gêneros textuais/discursivos (TONELLI, 2007; CRISTOVÃO, GAMERO, 2009) agrupados em três esferas discursivas: gêneros que fazem narrar, gêneros que fazem brincar e gêneros que fazem cantar (ROCHA, 2007, 2008, 2009, 2010), além de favorecerem os letramentos múltiplos, o plurilinguismo, a transculturalidade, a agentividade, entre outros (ROCHA, 2010). Em contrapartida, o que observamos no material são conteúdos descontextualizados, monofônicos, descontínuos, composto por léxico e estruturas linguísticas e que são divergentes em relação ao manual do professor e do livro do aluno.
Artigo:
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa para crianças, sistemas apostilados de ensino, gêneros textuais/discursivos.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_282
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
- [2] CARMAGNANI, Anna Maria. Ensino apostilado e a venda de novas ilusões. In: CORACINI, Maria José Rodrigues Faria (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1999. p. 45-55
- [3] CHIMELO, Juliane Zonaro; BUNZEN, Clecio. Sistema apostilado e ensino de leitura para as crianças do 2º ano nos municípios paulistas. Revista contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, n. 12, ago./dez. 2011. p. 36-60. CORACINI, Maria José R. Faria. O Livro didático nos discursos da linguística aplicada e de sala de aula. In: CORACINI, Maria José R. Faria (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas: SP, Pontes, 1999. p. 17-26.
- [4] CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; GAMERO, Raquel. Brincar aprendendo ou aprender brincando? O inglês na infância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 48, n. 2, p. 229-245, jul./dez. 2009.
- [5] GIMENEZ, Telma. Apresentação. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; TONELLI, Juliana Reichert Assunção; SILVA, Kleber Aparecido da (Org.). Língua estrangeira para crianças: ensino-aprendizagem e formação docente. Campinas: Pontes, 2010. p. 13-2 (Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 7).
- [6] LEDERMAN, Ligia et al. English 2: ensino fundamental – manual do professor. São Paulo: Anglo, 2005a
- [7] LEDERMAN, Ligia; POTTER, Louise Emma. English 1: ensino fundamental – manual do professor. São Paulo: Anglo, 2010a.
- [8] ______. English 1: ensino fundamental. São Paulo: Anglo, 2010b.
- [9] ______. English 3: ensino fundamental – manual do professor. São Paulo: Anglo, 2006a.
- [10] LEDERMAN, Ligia; POTTER, Louise Emma. English 4: ensino fundamental – manual do professor. São Paulo: Anglo, 2007a.
- [11] ______. English 5: ensino fundamental – manual do professor. São Paulo: Anglo, 2007b.
- [12] ______. English 5: ensino fundamental. São Paulo: Anglo, 2007c.
- [13] LIMA, Ana Paula de. Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o ensino fundamental I. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
- [14] MORENO, Ticiane Rafaela de Andrade. Read and copy: o ensino de língua inglesa para crianças nos sistemas apostilados de ensino. 20 146 f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 20
- [15] RAMOS, Rosinda Castro Guerra. O livro didático de língua inglesa para o ensino fundamental e médio: papeis, avaliação e potencialidades. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; DIAS, Reinildes (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 173-198.
- [16] ______; ROSELLI, Bernadette Rodriguez. O livro didático e o ensino-aprendizagem de inglês para crianças. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Org.). Ensinar e aprender línguas estrangeiras nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos: Claraluz, 2008. p. 63-84.
- [17] REIS, Simone. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. In: GIMENEZ, Kilda (Org.). Contribuições na área de línguas estrangeiras. Londrina: Moriá, 2005. p. 75-90.
- [18] ROCHA, Cláudia Hilsdorf. O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. DELTA, São Paulo, v. 23, n. 2, 2007a. p. 273-319.
- [19] ______. O ensino de LE (Inglês) para crianças no ensino fundamental público na transdisciplinaridade da linguística aplicada. In: TONELLI, Juliana Reichert Assunção; RAMOS, Samantha Gonçalves Mancini (Org.). O ensino de LE para crianças: reflexões e contribuições. Londrina: Moriá, 2007b. p. 1-34
- [20] ______. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Org.). Ensinar e aprender línguas estrangeiras nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos: Claraluz, 2008. p. 15-34.
- [21] ______. O inglês no ensino fundamental I público sob perspectivas Bakhtinianas. Anais do Seta, Campinas, n. 3, p. 171-187, 2009.
- [22] ______. Propostas para o inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
- [23] SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Presença da LE na sociedade em contexto de ensino regular público. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; TONELLI, Juliana Reichert Assunção; SILVA, Kleber Aparecido da (Org.). Língua estrangeira para crianças: ensino-aprendizagem e formação docente. Campinas: Pontes, 2010. p. 149-184. (Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 7).
- [24] SCLICHTA, Angela Márcia. Ensino Fundamental – Língua Inglesa: 5º ano. Curitiba: Expoente, 2011b. v. 1, 2, 3, 4
- [25] TÍLIO, Rogério; ROCHA, Cláudia Hilsdorf. As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o ensino fundamental I. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 2, p. 295-315, jul./dez. 2009.
- [26] TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Histórias infantis e o ensino de língua inglesa para crianças. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Org.). O ensino de LE para crianças: reflexões e contribuições. Londrina: Moriá, 2007. p. 107-136.
Como citar:
MORENO, Ticiane Rafael de Andrade; TONELLI, Juliana Reichert Assunção; "ANÁLISE DE CONTEÚDOS EM COLEÇÕES DE SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO E A PRÁTICA", p. 1448-1459 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_282
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações