Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
GARCIA, Sandra Regina de Oliveira ; FERREIRA, Maria das Graças ;
Artigo:
O Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Formação continuada de professores e equipes pedagógicas - é uma ação coordenada pelo Ministério da Educação em todas as unidades da Federação, com a participação das instituições de ensino superior públicas e as secretarias de estado de educação. No Paraná a UEL é responsável pela formação dos professores e equipes pedagógicas, dos formadores regionais e orientadores de estudo vinculados aos núcleos regionais de educação de Londrina, Apucarana e Ivaiporã. O programa privilegia a articulação entre teoria e prática no processo de formação docente e considera a escola como lócus de formação continuada. Propõe a reconstrução coletiva do projeto político-pedagógico, tendo como fio condutor os sujeitos do ensino médio e a formação humana integral. Em termos metodológicos, o projeto compreende o professor como um sujeito epistêmico, que elabora e produz conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade. Este texto apresenta os resultados do projeto, coletado por meio de questionários que foram respondidos por todos os professores participantes. Os resultados preliminares apontam o quão importante e necessário é a formação do professor do Ensino Médio, mas também apontam as fragilidades deste processo.
Artigo:
Palavras-chave: Política Educacional, Ensino Médio, Formação continuada,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt6_264
Referências bibliográficas
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Como citar:
GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; FERREIRA, Maria das Graças; "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO", p. 636-646 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt6_264
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