Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

NOVOS AMBIENTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

FRANCISCO, Alan Marx ; NETO, Antonio anches Valera ;

Artigo:

O ensino de filosofia encontra inúmeras dificuldades, tanto pela sua estrutura mais abstrata quanto pela sua linguagem própria; nosso projeto fundamenta-se na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari investigando assim um meio alternativo às metodologias de ensinos atuais. As mídias eletrônicas foram escolhidas como campo para desenvolvimento do nosso trabalho, em específico através do jogo Filosofighters no qual oito filósofos de diferentes períodos históricos duelam entre si, a proposta é trabalhar através dos golpes de cada filósofo seus conceitos. O trabalho contou com a participação dos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco que apresentaram significantes resultados de fixação e interesse no conteúdo. Considerando que a filosofia é a arte de formar, de inventar e fabricar conceitos; o jogo possibilita condições favoráveis para que entre amigos em uma situação diversificada do contexto de sala e de certa rivalidade os alunos formulem conceitos, ou seja, faça aquilo que é próprio do fazer filosófico. Palavras-chave: Jogos, Ensino de Filosofia e conceito

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt18_52

Referências bibliográficas
  • [1] Deleuze, G./ Guattari, F. – O que é a filosofia? 2º ed.; Editora 34 Ltda, São Paulo, 2007.
  • [2] Silvio Gallo - Deleuze e a educação extraído de: http://www.ufjf.br/grupar/files/2014/09/deleuze_e_a_educacao_parte_um.pdf
  • [3] Japiassú, H./ Marcondes, D. Dicionário Básico de Filosofia,3º edição; Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2008.
  • [4] Morente, Manuel García. Lições preliminares de Filosofia. 8º ed.; Mestre Jou, São Paulo, 1980.
Como citar:

FRANCISCO, Alan Marx; NETO, Antonio anches Valera; "NOVOS AMBIENTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA", p. 1511-1518 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt18_52

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações