Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O TEXTO: ELEMENTO ARTICULADOR ENTRE O ADOLESCENTE E A CIDADANIA

PEREIRA, Esmeri Malaguete ; GREGÓRIO, Regina Maria ;

Artigo:

O projeto de Extensão: “O texto elemento articulador entre o adolescente e a cidadania”, tem sido aplicado no Centro da Juventude, em Cambé e tem como objetivo levar o graduando (UEL), às experiências reais da sala de aula. Além disso, visa a formação do cidadão crítico, por meio do trabalho com a leitura e a escrita, tendo como veículo, o jornal impresso. A turma trabalhada no ano de 2015, abarcou alunos do ensino fundamental, que frequentaram a escola pública do sexto ao nono ano. Houve, por meio de reuniões semanais, apoio das disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino e Linguística Aplicada, para que ocorresse, da melhor forma possível, a transposição da teoria vivenciada na academia para a prática da escola. O trabalho com a extensão, permite um elo entre universidade x escola, de suma importância para a formação do futuro discente, pois permite que o aluno aplique os conhecimentos adquiridos, proporcionando uma vivência integral para uma licenciatura plena.

Artigo:

Palavras-chave: adolescente, cidadania, prática,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt14_309

Referências bibliográficas
  • [1] BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. In: ___. Estética da criação verbal, São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • [2] BENEVIDES, A. S. A formação de professores do curso de letras – aspectos para uma prática reflexiva. Revista letra magna, divulgação eletrônica, n. 05, p. 1 – 19, 2º semestre de 2006.
  • [3] GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. In: __. (Org. ). São Paulo: Ática, 2000.
  • [4] GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder - Linguagem, Poder e Discriminação. São Paulo: Martins Fontes, 199 p.1-3
  • [5] HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
  • [6] PETRONI, Maria Rosa. Gêneros do Discurso, leitura e escrita: experiências de sala de aula. In: CARVALHO, de Rodrigues Rosilene. Cartas do Leitor: Ação Retórica no Ensino Fundamental. São Carlos; Pedro & João Editores/ Cuiabá: Ed UFMT, 2008.
  • [7] RAMOS, Paulo. A linguagem dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.
  • [8] SOARES, Doris de A. Introdução à Lingüística Aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de aula de língua estrangeira. I Simpósio de Estudos Filológicos e Lingüísticos, promovido pelo CiFEFiL e realizado na FFP(UERJ).
  • [9] , acesso novembro de 2015.
  • [10] .
  • [11] .
  • [12] .
Como citar:

PEREIRA, Esmeri Malaguete; GREGÓRIO, Regina Maria; "O TEXTO: ELEMENTO ARTICULADOR ENTRE O ADOLESCENTE E A CIDADANIA", p. 1350-1359 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt14_309

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações