Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

GERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, CIBERCULTURA & AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA.

BARROS, Patrícia Marcondes de ;

Artigo:

O presente artigo, interface do trabalho realizado em estágio pós-doutoral, tem como objetivo geral analisar quais são as perspectivas e os desafios educacionais na formação dos professores de História, frente a um mundo complexo relacionado às tecnologias de informação e comunicação que expressam através das gerações contemporâneas, uma nova subjetividade relacionada à pós-modernidade. Delimitaremos nossa discussão acerca do “novo formato de aluno” frente aquilo que Pierre Levy conceitua como cibercultura e a necessidade do professor de se empoderar das novas tecnologias, entendendo-as como balizadoras dos novos paradigmas que se impõe no campo educacional. Afora à sociedade utilitária que se indaga do “para quê serve a História?”, do presenteísmo das novas gerações e da precarização da Educação no contexto brasileiro atual, a formação de professores de história se constitui por si mesma, em um grande desafio, originado ainda na graduação nos cursos de licenciatura e depois, profissionalmente, através de formação continuada.

Artigo:

Palavras-chave: Gerações Contemporâneas, Cibercultura, Formação Docente,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_134

Referências bibliográficas
  • [1] ALCÂNTARA, A.C.; ROMERO, M. A infância entre o desaparecimento e a reinvenção. In: SAMPAIO, Inês Sílvia Vitorino; CAVALCANTE, Andréa Pinheiro Paiva e ALCÂNTARA, Alessandra Carlos (org). Mídia de chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação. Rio de Janeiro: E-papers, p.139-150, 2006.
  • [2] BARROS, P.M.D. Os conflitos geracionais e os desafios na formação docente na contemporaneidade. Revista Internacional de Diversidad e Identidad em La Educación. Vol. 03, no.1, Madrid, 2016.
  • [3] CAMBOIM, A.F.L; BARROS,A.C.P. RELACIONAMENTO MERCADOLÓGICO COM OS CIBERNATIVOS NA INTERNET. In Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na região Nordeste. São Paulo: INTERCOM, 2010, v.1.
  • [4] CASTELLS, M. Sociedade em rede. Paz e Terra, São Paulo, 2000.
  • [5] CERRI, L.F. A formação dos professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. História, histórias. Brasília, vol. 1, no.02, 2013.
  • [6] FAVA, R. Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas tão diferentes. 2 ed. Cuiabá: Carlini e Caniato Editorial, 2012.
  • [7] FÁVERO SOBRINHO, A. O ALUNO NÃO É MAIS AQUELE! E AGORA, PROFESSOR? A TRANSFIGURAÇÃO HISTÓRICA DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
  • [8] GATTI, B. A. Pesquisa, Educação e Pós-Modernidade: Confrontos e Dilemas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, set/dez. 2005. http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n126/a04n126.pdf
  • [9] GIROUX, H. Jovens, diferença e educação pós-moderna. In: Castells M, Flecha R, Freire P, Giroux H, Macedo M, Willis P. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 1996. p.63-85.
  • [10] LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.
  • [11] __________. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
  • [12] NETO, E.S; FRANCO, E.S. OS PROFESSORES E OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIANTE DAS NOVAS GERAÇÕES: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PRESENTE E O FUTURO. Revista de Educação do COGEIME – Ano 19 – n.36 – janeiro/junho 2010.
  • [13] POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Trad. Suzana Menescal de A. Carvalho, José Laurenido de Melo. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
  • [14] SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulos, 2003.
  • [15] SANTOS, A. R. J. FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: REPENSANDO CONCEITOS E POSSIBILIDADES. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de psicopedagogia. 26 a 29 de outubro – PUC-PR, 2009.
  • [16] SILVA, M. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para a docência em cursos on line. Revista digital de tecnologias cognitivas. PUC -São Paulo, no. 3 (janeiro-junho), 2010.
Como citar:

BARROS, Patrícia Marcondes de; "GERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, CIBERCULTURA & AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA.", p. 312-320 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_134

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações