Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA
NASCIMENTO, Elvira Lopes ; ZIRONDI, Maria Ilza ; BAPTILANI, Tatiana Aparecida ;
Artigo:
Tomando como princípio as condições de produção e modalidades de interpretação da atividade humana, o papel da ressignificação, recontextualização e retextualização dos enunciados na cadeia dialógica das enunciações humanas e, por estarmos atentos às questões que envolvem o intercâmbio social e a interação verbal (BAKHTIN, 2003 [1979]), concebemos o ensino de línguas como um processo pedagógico consolidado somente a partir do momento em que ocorre a didatização dos gêneros de texto/discurso por meio de sequências de atividades didáticas (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; 2009) idealizadas pela modelização dos gêneros e que levem em consideração os aspectos contextuais, as situações de ensino e o nível de escolaridade ao qual se destina. Nessa perspectiva, cabe a cada Secretaria de Ensino elaborar um currículo base de conteúdos relacionados, não só à disciplina, mas aos aspectos gerais dos gêneros, para, assim, tornar claro quais conteúdos mínimos devem ser levados em consideração na elaboração do plano de trabalho docente. Neste trabalho, objetivamos apresentar uma proposta curricular elaborada por uma Secretaria da Educação Municipal com base no trabalho realizado pelos Assessores pedagógicos que, a partir das ações desenvolvidas, perceberam que apontar as dimensões ensináveis dos gêneros pode ser o caminho para que mudanças no ensino-aprendizagem da Língua ocorra.
Artigo:
Palavras-chave: Gêneros Textuais; Organização Curricular; Ensino Fundamental I,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_305
Referências bibliográficas
- [1] BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
- [2] BRASIL. BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC). 2ª Versão revisada: Abril, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc- 2versao.revista.pdf acessado em: 18/05/2016 às 17h14.
- [3] BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova Brasil: escala de Lingua Portuguesa. Disponível em: htpp//www.inep.gov.br. Acesso em: 25 ago.2015.
- [4] BRONCKART, Jean-Paul. As condições de produção dos textos. In: Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sóciodiscursivo. SP: EDUC, 2012.
- [5] ________. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Organização de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio; tradução de, Anna Rachel Machado e, Maria de Lourdes Meirelles Matêncio [et all.].Campinas: Mercado das Letras, 2006.
- [6] _______. Ensinar: um “métier” que, enfim, sai da sombra. In: MACHADO Anna Rachel e colaboradores: Vera Lúcia Lopes Cristóvão, Lilia Santos Abreu-Tardelli (Orgs.); Linguagem e Educaçao: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009, (Pósfácio Jean-Paul Bronckart).
- [7] DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício R. Uma disciplina emergente: a didática das línguas. Tradução de Fabrício Roberto Decândio. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 2 ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2014.
- [8] DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores/Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras. 2004.
- [9] MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2007.
- [10] ______. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 250 f. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Ciências de Bauru. Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2011.
- [11] NASCIMENTO, Elvira Lopes. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
- [12] _______. O agir do professor (re)configurado nos gestos profissionais. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes; ROJO Roxane (Org.).Gêneros de texto /discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
- [13] SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2. ed., 1. reimpr. Campinas: Mercado das Letras. 2004.
- [14] VYGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- [15] ______. A formação social da mente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- [16] ZIRONDI, Maria Ilza; NASCIMENTO, Elvira Lopes. A Função dos Instrumentos Propiciadores do Desenvolvimento Docente. Revista Eutomia. V. 1, n. 13, 2014. Disponível
- [17] em:http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/issue/view/28 Acessado em 17/05/2016 às 17h10min.
Como citar:
NASCIMENTO, Elvira Lopes; ZIRONDI, Maria Ilza; BAPTILANI, Tatiana Aparecida; "A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA", p. 1472-1484 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_305
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações