Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS

BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho ; PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva ;

Artigo:

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o fenômeno da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizando-se da pesquisa qualitativa, realizamos um estudo bibliográfico e buscamos responder as seguintes questões: O que leva o adolescente e o jovem a frequentar a EJA? Quais as características do público jovem e adolescente que frequenta a modalidade? Para tanto, estudamos os documentos norteadores da EJA, tais como: a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a LDB Lei 9394 96 (BRASIL, 1996) e as Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Discutimos a EJA no cenário brasileiro, a crescente presença de adolescentes e as implicações políticas e pedagógicas na presente modalidade. Nesse sentido, concluímos que é necessário repensar a educação no que tange os ensinos fundamental e médio da escola regular, bem como, repensar a EJA a partir da sua configuração e novo perfil de educando.

Artigo:

Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Juvenilização.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt15_244

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Como citar:

BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho; PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva; "A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS", p. 1372-1381 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt15_244

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