Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS
ITO, Tammy Silveira ; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de ;
Artigo:
Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é analisar o aspecto formador da leitura a partir da realização da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) em sala de aula com alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma instituição do município de Rio Claro/SP. A TLD é uma atividade de leitura dialógica e coletiva dos clássicos da literatura, na qual as pessoas não somente interpretam o que o autor quis dizer em determinada obra, mas constroem compreensões do que foi lido a partir do mundo da vida. Dois aspectos são considerados no percurso da pesquisa: a seleção coletiva da obra clássica, buscando compreender o que é um livro clássico para pessoas que ora retomam o processo de escolarização, e os encontros quinzenais para a leitura do livro selecionado. Além dos dados coletados por meio de observação, registro em diário de campo e gravação da participação dos alunos na atividade, também são analisados alguns materiais escritos produzidos pelos participantes sobre possíveis afetações provocadas pela leitura. A pesquisa contribui para a ampliação do contato das pessoas pouco escolarizadas com as obras clássicas bem como a ampliação de perspectivas de leitura.
Artigo:
Palavras-chave: Tertúlia Literária Dialógica – clássicos – leitura,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_58
Referências bibliográficas
- [1] CALVINO, I. Por que ler os clássicos/ Italo Calvino; tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
- [2] CHARTIER, R. Práticas da leitura/ Roger Chartier (org.); tradução Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
- [3] FLECHA, R. Compartiendo palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.
- [4] FLECHA, R.; MELLO, R. R. Tertúlia Literária Dialógica: compartilhando histórias. Presente! Revista de Educação - Ano 13 - nº 48 - Salvador, mar/2005 (p. 29 - 33).
- [5] FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 200
- [6] GIROTTO, V. C. Leitura dialógica: primeiras experiências com tertúlia literária dialógica com crianças em sala de aula. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
- [7] LARROSA, J. La experiencia de la lectura: estúdios sobre literatura y formación. Barcelona: Laertes, 1996.
- [8] LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel/ Jorge Larrosa; tradução Cythia Faria. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
- [9] LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas/ Jorge Larrosa; tradução Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
- [10] MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetivo, 2002.
- [11] MELLO ,R. R; BRAGA, F. M; GABASSA,V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
Como citar:
ITO, Tammy Silveira; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de; "TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS", p. 1613-1623 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_58
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações