Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES PARA PENSAR AS PRÁTICAS COTIDIANAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS

SANTOS, Adriana Regina de Jesus ; OLIVEIRA, Cláudia Chueire de ; LUCIANO, Hélio José ;

Artigo:

As recentes tendências na pesquisa educacional sobre currículo, formação e trabalho docente têm dado destaque aos estudos sobre as imagens, significados e crenças dos professores em relação a suas ações e práticas pedagógicas. Apesar da diversidade teórica e conceitual, identificar e compreender o pensamento das percepções, imagens e crenças que os professores da educação básica, especificamente docentes que atuam em um colégio estadual, localizado na cidade de Londrina, possuem sobre tal aspecto é o foco deste estudo, visando contribuir com o conjunto dos demais. Isto posto, elencamos os seguintes objetivos: a) Compreender as representações dos professores em relação a formação docente no contexto da sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento deste estudo, elegemos o método dialético, como base para esta pesquisa, tendo como parâmetro a própria realidade, buscando os movimentos que a compõem a fim de compreender o que está obscuro e confuso para chegar ao conceito do todo, abarcando as suas determinações e relações. Na busca de compreendermos as percepções e entendimentos dos professores em relação a formação docente, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo formam o conjunto de procedimentos investigativos. A técnica base para a coleta de informações junto aos professores vai ser o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada.

Artigo:

Palavras-chave: Curriculo. Formação. Trabalho Docente,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_207

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Como citar:

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; OLIVEIRA, Cláudia Chueire de; LUCIANO, Hélio José; "CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES PARA PENSAR AS PRÁTICAS COTIDIANAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS", p. 330-341 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_207

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