Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA

LUZ, Matheus Morais da ; EDUVIRGEM, Renan Valério ; BARBOSA, Pedro Felipe ; MOSER, Sandra Maria Coelho de ;

Artigo:

O presente artigo tem por objetivo contextualizar a análise da experiência, enquanto participante do Projeto Docência Compartilhada no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP-UEM). Primeiramente faremos a exposição dos objetivos e ações do Projeto Docência Compartilhada. Em seguida serão esboçadas as ações realizadas pelos participantes do projeto, juntamente ao CAP-UEM, pensando as suas práticas metodológicas. Na sequência serão analisadas as propostas dos mesmos no âmbito Colégio onde se realizou tais práticas, pensando nas contribuições das mesmas para a formação, tanto do aluno do Colégio, como também da formação profissional do acadêmico de licenciatura. As práticas foram desenvolvidas por meio dos participantes do projeto de forma integrada, sendo: aluno do Colégio, Universidade, equipe pedagógica e professores não somente do Colégio, mas como também da Universidade. Busca-se refletir criticamente sobre a importância de tal projeto para formação acadêmica do futuro profissional em educação, bem como do possível pesquisador em educação.

Artigo:

This article aims to contextualize the analysis of the experience, as a member of the Shared Teaching Project on Educational Application of College of the State University of Maringa (CAP-UEM). First we will make the presentation of the objectives and actions of the Shared Teaching Project. Next will be outlined the actions taken by the project participants together to CAP-UEM, thinking their methodological practices. Following will analyze the proposals of the same scope in the College where they held such practices, considering the contributions of the same for the formation of both the college student as well as the training of academic degree. The practices were developed by participants in an integrated fashion design, as follows: Student College, University, teaching staff and teachers not only the college but also as the University. Thus, we expected to think about the importance of such a project for academic training of future professionals in education, as well as the possible research in education.

Palavras-chave: Educação, docência, professor,

Palavras-chave: Education, teaching, teacher,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_221

Referências bibliográficas
  • [1] Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Secretaria do Estado da Educação – SEED Paraná, 2006. (Disponível na página do Portal Educacional do Estado do Paraná http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br; acesso em 20/02/2016).
  • [2] Educação e concepções de sociedade. Disponível em < http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/Educacao_e_concepcoes_de_sociedade.pdf >; elaborado em dezembro/1998; acesso em 27/01/2016.
  • [3] HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara e Maria Stela Gonçalves. 5ª. Ed. – S. Paulo: Edições Loyola, 2001.
  • [4] IASI, Mauro. O Estado e a violência. Publicado em 16/10/2013. Disponível em ; acesso em 06/01/2016.
  • [5] MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. 1ª ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2010.
  • [6] MARX, Karl. O Cap ital – Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
  • [7] MÉSZÁROS, Instván. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2ª ed. – São Paulo: Boitempo, 2008.
  • [8] NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.
  • [9] TONET, Ivo. Sobre o Socialismo. 2ª ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
Como citar:

LUZ, Matheus Morais da; EDUVIRGEM, Renan Valério; BARBOSA, Pedro Felipe; MOSER, Sandra Maria Coelho de; "FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA", p. 342-350 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_221

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações