Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL E CONSUMO NA INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR TECNOLÓGICO
SILVA, Taila Angélica da ; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de ;
Artigo:
Este texto objetiva discutir os impactos da Indústria Cultural e Consumo na infância, principalmente no que se refere ao brincar industrializado, seja com super-heróis, seja com a Barbie. O estudo é fruto das reflexões relacionadas ao Projeto de Pesquisa – “Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na Primeira Infância: da semiformação à emancipação humana” da Universidade Estadual de Londrina atrelado ao processo de pesquisa relacionado ao Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia na UEL. Acreditamos que a busca pelo “ter” em detrimento do “ser” torna-se objetivo de muitos que se iludem aos encantos e delírios do consumo e da mercadoria. Diante disso, a partir dos fundamentos da teoria crítica em Adorno e Horkheimer (1985) podemos perceber que mesmo que o consumo seja impactante na vida das pessoas, estas precisam exercer o pensamento crítico e elaborado em favor de novas perspectivas de vida que se distanciem desse conceito equivocado sobre a vida social via utilidade. Essa pesquisa, embora em andamento, precisa ser cada vez mais compreendida, a fim de que possamos desenvolver novos olhares para a sociedade do consumo, que venham a ser superados os valores mercadológicos e consumistas.
Artigo:
Palavras-chave: Indústria Cultural. Consumo. Infância.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_235
Referências bibliográficas
- [1] ADORNO, T. L. HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
- [2] ALTMANN, Helena. Bárbie e sua história: gênero, infância e consumo. Dísponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103- 73072013000100017&script=sci_arttext. Acesso em: 12/06/2015
- [3] DORNELLES, L. V. Infâncias que nos escapam da criança: da criança na rua a criança cyber. Petrópolis, Vozes, 2008.
- [4] GERBER, Robin. Bárbie e Ruth. 1º Ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009. P. 19-158.
- [5] HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como
- [6] LORD, M. G. Forever Barbie – The unauthorized biography of a real doll. New York: Walker & Company, 2004.
- [7] MATTEL. Viva o Rosa – Celebre o aniversário da Barbie. 2009. Disponível em:http://www.barbievivaorosa.com.br/ . Acesso: 15/06/2015.
- [8] STEIMBERG, S. R. [et al]. Boy Culture: an ancyclopedia. California: Greenwood Publishing Group, 2010.
- [9] ZUIM, Antônio Alvoro Soares. O Plano Nacional de Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação. 2011. Acesso: 15/06/2015.
Como citar:
SILVA, Taila Angélica da; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; "OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL E CONSUMO NA INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR TECNOLÓGICO", p. 207-213 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_235
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações