Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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NIETZSCHE, UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CURRÍCULO DE FILOSOFIA, EM SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR

FEDRIGO, Thiago Presente ;

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O cotidiano escolar apresenta uma infinidade de fenômenos aos pesquisadores que se interessam pela área educacional. Nessa medida, esse cotidiano é transformado em problema filosófico que é analisado pelos conceitos, criados pelos filósofos da tradição. Inserido no estágio curricular observacional, pude observar, no meio de tantos problemas encontrados, que alguns poderiam ser trabalhados via algum filósofo, dois deles foram: “as motivações do aluno no ensino médio nas aulas de filosofia”; “o ensino de filosofia através de problemas”. Os dois problemas foram o que me fizeram pensar, como incentivar um aluno a estudar filosofia se o currículo esta se tornando enciclopédico? Vamos buscar encontrar alguns esclarecimentos no texto de Friedrich Nietzsche, “Schopenhauer como educador”. Onde tratará da questão do ensino de filosofia na escola média alemã de sua época, que em sua visão a filosofia estaria sendo tradada com desprezo. Na medida em que sua crítica se direciona ao ensino “enciclopédico”, é possível entender mais claramente sua indignação.

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DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt18_174

Referências bibliográficas
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Como citar:

FEDRIGO, Thiago Presente; "NIETZSCHE, UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CURRÍCULO DE FILOSOFIA, EM SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR", p. 1531-1537 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt18_174

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