Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Artigo - Open Access.
ARTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA: EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS NO DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO-POLÍTICO
SKITNEVSKY, Beatriz ; CEDEÑO, Alejandra Astrid Leõn ;
Artigo:
A partir de um cenário de aumento constante dos índices de violência e alastramento da quantidade de vítimas crianças e jovens, há um início de trabalho a respeito da formulação e efetivação de políticas públicas na perspectiva da prevenção da violência. Contudo, este trabalho é ainda incipiente e durante anos o acesso aos direitos, tais como cultura, esporte e lazer têm sido restritos a uma pequena parcela da população. Por tal motivo, iniciativas autônomas e horizontais têm surgido no sentido de universalizar o acesso à arte e à cultura no combate e prevenção da violência. Em Londrina/PR, dois exemplos desse tipo de iniciativas, o Ciranda e o MH2 – música e hip-hop, partem originalmente de propostas de moradores de bairros periféricos da cidade para atender outros moradores dessas regiões. O presente artigo apresenta uma pesquisa que busca entender a capacidade de desenvolvimento do potencial criativo-político dos indivíduos que delas participam com vistas a transformação da realidade vigente e da possível prevenção da violência.
Artigo:
Palavras-chave: Potencial criativo-político, Arte, Cultura, Prevenção da violência,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt9_217
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Mapa da Violência 2015. Disponível em: http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/mapaViolencia2015.pdf. Acesso em: 20 abr, 2016.
- [2] BRANDÃO, C. R. O que é educação. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. Coleção Primeiro Passos.
- [3] LEÕN CEDEÑO, A. A. Psicología Comunitaria de lo Cotidiano: arte y acción psicosocial en Londrina (Brasil). Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2012.
- [4] ________________ El trueque constructivo: buscando formas respetuosas de trabajo con prácticas contrahegemónicas. Fermentum, Revista Venezolana. de Sociología y Antropología, v.17 n.50 Mérida dic. 2007. Disponível em: http://www2.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798- 30692007000300010&lng=es&nrm=i. Acesso em: 6 jul, 2015.
- [5] FREIRE, Paulo, Ação cultural para a liberdade. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
- [6] _______________ Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 199
- [7] FREIRE, Roberto & BRITO, Fausto. Utopia e Paixão. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
- [8] HYPENESS. Para diminuir a violência escola demite seguranças e contrata professores de arte. Disponível em: http://www.hypeness.com.br/2013/09/pra-diminuir-violencia-escola-demite-segurancas-e-contrata-professores-de-arte/. Acesso em: 20 jun, 2015.
- [9] SILVA, Maria Nilza da. A cidade de Londrina: desigualdade, território e pertencimento étnico-racial. 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364565704_ARQUIVO_Anpuh201 3-textofinal.pdf. Acesso em: 9 mai, 2016.
- [10] SPINK, P. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia e Sociedade, Vol. 20, N.1, 2008.
Como citar:
SKITNEVSKY, Beatriz; CEDEÑO, Alejandra Astrid Leõn; "ARTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA: EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS NO DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO-POLÍTICO", p. 897-907 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt9_217
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações