Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A constante presença do Facebook no espaço escolar

The constant presence of Facebook at school

Barros, Fernanda Ribeiro ; Farbiarz, Alexandre ;

Artigo Completo:

O presente estudo visa apresentar a realidade do cotidiano de uma escola estadual de Niterói, quanto ao uso do Facebook pelos alunos através dos dispositivos móveis, considerando especialmente alguns conceitos e aspectos da comunicação como: espaço e ciberespaço, cotidiano, lugar e não lugar.

Artigo Completo:

This study aims to present the daily activities in a state school of Niterói regarding the use of Facebook by students via mobile devices, considering some concepts and aspects of communication as space and cyberspace, quotidian, place and no place.

Palavras-chave: Facebook, escola pública, cotidiano,

Palavras-chave: Facebook, public school, quotidian,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-019

Referências bibliográficas
  • [1] AUGÉ, Marc. Por uma antropologia de mundos contemporâneos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
  • [2] BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
  • [3] BARROS, Fernanda. A mídia na educação. 201 81 f. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação em Pedagogia). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 201
  • [4] BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Proposta de Diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília: MEC., (2000). Disponível em: . Acesso: 01/09/2015
  • [5] CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • [6] CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • [7] GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na vida cotidiana. 19a ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • [8] GRAZIELA, Maria. Entrevista II. [Nov. 2014]. Entrevistador: Fernanda Ribeiro Barros. Niterói, 2014. 1 arquivo .mp3 (36 min.).
  • [9] HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
  • [10] LEMOS, André. Arte e mídia locativa no Brasil. In:_______ LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fabio (orgs.). Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.
  • [11] LÚCIA, Ana. Entrevista I. [Nov. 2014]. Entrevistador: Fernanda Ribeiro Barros. Niterói, 2014. 1 arquivo .mp3 (24 min.).
  • [12] PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação móvel no contexto brasileiro. In:_______ LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fabio (orgs.). Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.
  • [13] SANTAELLA, Lucia. Revisitando o corpo na era da mobilidade. In:______ LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fabio (orgs.). Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.
  • [14] SANTOS, Fernanda; FRANÇA, Teones. Sou memória, sou Cubango: recanto da raça negra – letramento, samba e fé. Rio de Janeiro: iVentura, 2012.
  • [15] SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação. Diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
Como citar:

Barros, Fernanda Ribeiro; Farbiarz, Alexandre; "A constante presença do Facebook no espaço escolar", p. 200-210 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-019

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações