-
Site do evento
Comissão organizadora
- Jackeline Lima Farbiarz
- Barbara Jane Wilcox Hemais
- Alexandre Farbiarz
Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.
Abril 2016 vol. 2 num. 6
V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos
Artigos Completos
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.1-10
Artigo Completo- Open Access
Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro
Literature for children and young people: a multimodal reading of the object-book
PDF - p.11-25
Artigo Completo- Open Access
Letramento Crítico e o Ensino de Língua Estrangeira na Escola Pública: Brechas e Possibilidades
Critical literacy and foreign language teaching in public schools: gaps and possibilities
PDF - p.26-39
Artigo Completo- Open Access
O ensino da cor nos livros didáticos de Arte
The teaching of color in Art textbooks
PDF - p.40-52
Artigo Completo- Open Access
O projeto gráfico dos livros de bolso como elemento mediador da leitura
The graphic project of pocket books as reading mediating element
PDF - p.53-64
Artigo Completo- Open Access
O papel do material didático na promoção de letramento multimodal crítico
The role of the teaching material in the promotion of critical multimodal literacy
PDF - p.65-77
Artigo Completo- Open Access
Analysis of a Portuguese Language Textbook for the 7th grade: how are genres approached?
PDF - p.78-90
Artigo Completo- Open Access
Descrição e análise de um livro didático de Português para o ensino médio: questões gramaticais
Description and analysis of a Portuguese textbook for highschool: grammatical issues
PDF - p.91-100
Artigo Completo- Open Access
Processo de escolha do livro didático de História numa perspectiva discursiva
Process of choosing the History textbook from a discursive perspective
PDF - p.101-110
Artigo Completo- Open Access
Aspectos comparativos sobre gêneros poéticos em materiais de PLE
Comparative aspects about poetic genres in PFL materials
PDF - p.111-120
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.121-133
Artigo Completo- Open Access
Relato de experiência: a produção de material LINFE no IFRJ
A report on an experiment: producing LINFE material at IFR
PDF - p.134-139
Artigo Completo- Open Access
A literatura no ensino médio segundo a abordagem do PNLD 2015: entre a tradição e a transformação
Literature in high school in the 2015 PNLD approach: between tradition and transformation
PDF - p.140-150
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.151-157
Artigo Completo- Open Access
Bolin: boletim linguístico e literário
Bolin: linguistic and literary journal
PDF - p.158-166
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.167-182
Artigo Completo- Open Access
Objetos digitais de aprendizagem para ensino de leitura: limites e possibilidades
Learning digital objects for reading classes: limits and possibilities
PDF - p.183-189
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.190-199
Artigo Completo- Open Access
A constante presença do Facebook no espaço escolar
The constant presence of Facebook at school
PDF - p.200-210
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.211-223
Artigo Completo- Open Access
O uso do WhatsApp na sala de aula de Língua Inglesa – relato de experiência em um curso de idiomas
WhatsApp in the English Classes – an experience in a language center
PDF - p.224-235
Artigo Completo- Open Access
LinkedIn: do grêmio estudantil ao mercado de trabalho
LinkedIn: from the student government to the job market
PDF - p.236-243
Artigo Completo- Open Access
O uso da ferramenta canvas na construção de projetos de pesquisa
The use of a canvas tool in modelling research projects
PDF - p.244-254
Artigo Completo- Open Access
Construção de jogo como dispositivo para a aprendizagem colaborativa: algumas estratégias
Game design as a device for collaborative learning: initial strategies
PDF - p.255-263
Artigo Completo- Open Access
UNO, dois, três e já! O lúdico nas salas de aula do ensino superior
UNO, two, three.. let’s go! Games in College classrooms
PDF - p.264-270
Artigo Completo- Open Access
Oficinas e jogos de variação linguística
Workshops and games on linguistic variation
PDF - p.271-275
Artigo Completo- Open Access
Livros didáticos de Língua Portuguesa e identidades étnico-raciais
Portuguese language textbooks and ethnic and racial identities
PDF - p.276-283
Artigo Completo- Open Access
Discussing strategies for the teaching of literature in the context of deaf education
PDF - p.284-291
Artigo Completo- Open Access
Práticas singulares de formação
PDF - p.292-301
Artigo Completo- Open Access
Roteiro Para Avaliação E Seleção De Atividades Didáticas De Língua Inglesa Na Compreensão Escrita
Checklist for Evaluation and Selection of English Educational Activities in Reading Comprehension
PDF - p.302-312
Sobre o evento
Os artigos aqui publicados foram apresentados no V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira (V SILID) e IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (IV SIMAR). Evento duplo, interdisciplinar e interinstitucional, realizado em 2015, na PUC-Rio.
Os grupos de pesquisa Linguagens e Recursos em Ambientes Pedagógicos, do Departamento de Letras da PUC-Rio, Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação, do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, e Educação para as Mídias em Comunicação, do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, em ação conjunta, realizam os simpósios a cada dois anos. O intuito é o de compartilhar e renovar as experiências de pesquisa sobre livro, materiais, recursos, tecnologias de comunicação, práticas e ambientes de ensino utilizados na formação educacional e cultural contemporânea com vistas a uma sociedade inclusiva.
Nesta edição recebemos 177 trabalhos dentre artigos, pôsteres e propostas de oficinas, de autoria de pesquisadores oriundos de Alagoas (AL), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP). Houve ainda o recebimento de artigos originários de Argentina, Índia e Estados Unidos.
Selecionamos para a presente publicação 30 artigos que favorecem o debate sobre questões tais como a relação entre políticas públicas, teoria, produção e prática nos usos do livro didático, do material, dos recursos didáticos, das novas tecnologias em sala de aula e do próprio conceito de sala de aula. Há ainda uma ênfase dos autores na busca por novas práticas de ensino-aprendizagem e novos canais de comunicação entre áreas de saber com foco na educação inclusiva.
A realização conjunta dos eventos tem oportunizado o intercâmbio entre professores da rede pública e particular de ensino básico e superior; pesquisadores de Linguagem, Educação, Design e Comunicação; profissionais de gestão em Educação, dos mercados de comunicação, design de mídia digital e design gráfico; e, também entre estudantes de graduação e pós-graduação interessados na troca de experiências. Definitivamente, os V SILID-IV SIMAR investem na consolidação de um foro interdisciplinar.
O auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES – Brasil e da Faperj – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; a cooperação dos professores e pesquisadores dos comitês científicos e de organização; a colaboração dos coordenadores dos eixos temáticos e a adesão da comunidade foram fundamentais para o atendimento das metas dos eventos e, especificamente, para a concretização desta publicação.
Entendemos a presente publicação como um compartilhar de reflexões, experiências e vivências e desejamos que sua leitura permita a reavaliação de práticas vigentes em ambientes de pesquisa, ensino e mercado.
Tenham uma boa leitura.
Jackeline Lima Farbiarz
Barbara Jane Wilcox Hemais
Alexandre Farbiarz
Coordenação Geral
Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz (PUC-Rio)
Profa. Dra. Barbara Jane Wilcox Hemais (PUC-Rio)
Coordenação Adjunta
Prof. Dr. Alexandre Farbiarz (UFF)
Comitê Científico
Presidente – Profa. Dra. Vera Lucia Carvalho Grade Selvatici (PUC-Rio)
Profa. Dra. Adriana Mesquita Rigueira (IFRJ/UFF)
Prof. Dr. Alexandre Farbiarz (UFF)
Profa. Dra. Barbara Jane Wilcox Hemais (PUC-Rio)
Profa. Dra. Carla Cristina de Souza (IFRJ)
Prof. Dr. Guilherme Xavier (PUC-Rio)
Profa. Dra. Luiza Novaes (PUC-Rio)
Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz (PUC-Rio)
Profa. Dra. Julia Teles da Silva (PUC-Rio)
Prof. Dr. Renato Caixeta da Silva (CEFET-MG)
Prof. Dr. Ricardo Artur Pereira Carvalho (ESDI-UERJ/PUC-Rio)
Prof. Dr. Romulo Miyazawa Matteoni (PUC-Rio)
Comitê de Coordenação dos Eixos Temáticos
• Políticas Públicas, abordagens metodológicas e sistemas de avaliação
Prof. Dr. Rogério Casanovas Tilio (UFRJ) e Prof. Dr. Romulo Miyazawa Matteoni (PUC-Rio)
• Mercado editorial: Agentes mediadores; pluralidade autoral
Prof. Dr. Renato Caixeta da Silva(CEFET-MG) e Profa. MSc. Maíra Gonçalves Lacerda (PUC-Rio)
• Gêneros discursivos e multimodalidade
Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL) e Profa. MSc. Marileuza Ascencio Miquelante (UEL)
• Escrita e leitura: letramentos e novos letramentos
Profa. Dra. Roxane Rojo (Unicamp) e Profa. Dra. Jacqueline Peixoto Barbosa (PUC-SP)
• Tecnologias e seus impactos em ambientes
Prof. Dr. Alexandre Farbiarz e Prof. Dr. Vicente Aguimar Parreiras (CEFET-MG)
• Jogos na Educação
Prof. Dr. Guilherme Xavier (PUC-Rio) e Profa. MSc. Cynthia Macedo Dias (FIOCRUZ)
• Espaços de ensino aprendizagem
Prof. Dr. Ricardo Artur Pereira Carvalho (ESDI-UERJ/PUC-Rio) e e Profa. MSc. Tatiana Tabak (PUC-Rio)
• Educação inclusiva: Pluralidade cultural representação social, identidade e educação especial
Profa. Dra. Marcia Bastos de Sá (UFRJ), Profa. Dra. Andréa Costa da Silva (UNIFA), Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz (PUC-Rio) e Profa. MSc. Daniela Marçal (PUC-Rio)
Comitê Organizador
Presidente - Prof. MSc. Tatiana Tabak (PUC-Rio)
Profa. Dra. Cristina Helena Evelyn Tinoco Teixeira (Liessin)
Profa. MSc. Cynthia Macedo Dias (FIOCRUZ)
Profa. MSc. Daniela de Carvalho Marçal (PUC-Rio)
Prof. MSc. Eduardo de Andrade Oliveira (PUC-Rio)
Profa. MSc. Maíra Gonçalves Lacerda (PUC-Rio)
Prof. MSc. Vera Lucia Carvalho Grade Selvatici (PUC-Rio)
Comitê de Design Gráfico
Presidente - Profa. MSc. Maíra Gonçalves Lacerda (PUC-Rio)
Prof. MSc. Alecir Francisco de Carvalho (UEMG)
Profa. MSc. Bruna Spinola Saddy (PUC-Rio)
Prof. Dr. Guilherme Xavier (PUC-Rio)
Prof. MSc. Luciana dos Santos Claro França(PUC-Rio)
Profa. MSc. Tatiana Tabak (PUC-Rio)