Abril 2016 vol. 2 num. 6 - V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos
Artigo Completo - Open Access.
Práticas singulares de formação
Specific training practices
Lobo, Andréa Maria Favilla ; Prado, Rafael Auler de Almeida ;
Artigo Completo:
Discute-se os principais aspectos presentes em projetos de extensão desenvolvidos com professores e mães de pessoas autistas. A partir do diálogo entre teatro, educação e psicologia, problematiza-se a relação de passividade frente a situações sociais com o autismo e constata-se a importância da extensão como espaço de formação de educadores.
Artigo Completo:
We discuss the main aspects of extension projects developed with teachers and mothers of autistic people. From the dialogue between theater, education and psychology, passivity towards social situations with autism is discussed and the importance of teacher training is emphasized.
Palavras-chave: formação de professores, teatro, clínica,
Palavras-chave: teacher training, theater, clinical,
DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-029
Referências bibliográficas
- [1] AUN, H. A. & MORATO, H. T. P. Atenção psicológica em instituição: Plantão psicológico como cartografia clínica. Em E. F. M. Silvares, F. B. A. Júnior & L. Priszkulnik (Eds.). Fundamentos de psicologia: Aconselhamento psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial - uma introdução (pp. 121-138). Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2009.
- [2] BARRETO, C.L.B.T. Modalidades de Prática Psicológica Clínica: atenção psicológica e atitude fenomenológica hermenêutica. In: Anais do IX Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições, Recife, p.15 – 23, 2009.
- [3] BINSWANGER, L. Três formas da existência malograda - extravagâcia, excentricidade, amaneiramento. (G. A. Almeida, trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
- [4] BORGES, C. M. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 200
- [5] BOAL, A. Teatro do Oprimido: e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
- [6] BOAL, A. O arco-íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 199
- [7] BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
- [8] CAMPOS, M. M. Uma compreensão daseinsanalítica do mundo de Christopher: protagonista do romance “O Estranho Caso do Cachorro Morto”, e diagnosticado com Transtorno de Asperger. Aletheia 34, p.190-201, jan. /abr. 2011.
- [9] CARDINALLI, I. E. Daseinsanalyse e esquizofrenia: Um estudo na obra de Medard Boss. 2. ed. São Paulo: Escuta, 2012.
- [10] DESGRANGES, F. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
- [11] FÁVERO, M.A.B.; SANTOS. M.A. Autismo infantil e estresse familiar: uma revisão sistemática de literatura. Psicologia Reflexão e Crítica, 2005, 18(3), pp. 358-369, 2005.
- [12] FELDENKRAIS, M. Consciência pelo movimento.São Paulo: Summus editorial,1977.
- [13] FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud, vol.VII. 129-250 Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1905), 1976.
- [14] GOERGEN, M.S. Sobre o diagnóstico em transtorno do espectro do autismo (TEA): considerações introdutórias à temática.In: SCHMIDT, C. (ORG.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas: Papirus,2013.
- [15] GONÇALVES, C.S.; WOLFF, J. R. & ALMEIDA, W. C. Lições de psicodrama: Introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Ágora, 1998.
- [16] KELEMAN, S. Realidade somática. São Paulo: Summus editorial,1994.
- [17] LOBO, A.M.F. Experiência e formação: o fazer teatral nas trajetórias docentes. 2010. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós- Graduaçãoem Educação e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
- [18] PUJADE-RENAUD, C. Linguagem do silêncio: expressão corporal.São Paulo: Summus editorial,1990.
- [19] REBOUÇAS, M. S. S. E Dutra, E. Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Revista da abordagem gestáltica. [online], vol.16, n.1, pp. 19-28, 2010
- [20] SCHIMIDT, C.; BOSA, C. (2003). A investigação do impacto do autismo na família: Revisão crítica da literatura e proposta de um novo modelo. Interação em Psicologia, 7(2), p. 111-120
- [21] SOUZA, J. C. et al. Atuação do Psicólogo Frente aos Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil. Psicologia Ciência e Profissão, 24 (2), 24-3, 2004.
- [22] TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
Como citar:
Lobo, Andréa Maria Favilla; Prado, Rafael Auler de Almeida; "Práticas singulares de formação", p. 292-301 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-029
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações