Abril 2016 vol. 2 num. 6 - V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos
Artigo Completo - Open Access.
O projeto gráfico dos livros de bolso como elemento mediador da leitura
The graphic project of pocket books as reading mediating element
Medeiros, Sibelle ; Farbiarz, Jackeline Lima ; Necyk, Barbara Jane ;
Artigo Completo:
O presente artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em Design cujo recorte de estudo se constituiu em livros de bolso voltados ao gênero da literatura infanto-juvenil. Tais publicações são consideradas, como objetos palpáveis capazes de propiciar relações e significados próprios aos seus leitores. Desse modo, buscamos informar sobre os aspectos relacionados às práticas projetuais que acompanham tais publicações, possibilitando um conhecimento maior sobre as maneiras como o design desses livros é apresentado aos jovens leitores e como o design participa da mediação dos processos de fruição da leitura.
Artigo Completo:
This article is part of a master's degree in Design, the delimitation of the study consisted in pocketbooks aimed at the genre of children's literature. Such publications are considered as tangible objects capable of providing relations and own meanings to your readers. Thus, we seek to inform on aspects related to projective practices accompanying such publications, enabling a better understanding of the ways in which the design of these books is presented to young readers and how design participates in the mediation of reading enjoyment processes.
Palavras-chave: Design de livros, mediação da leitura, interação,
Palavras-chave: Book design, reading mediation, interaction,
DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-005
Referências bibliográficas
- [1] AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design básico: grids. Porto Alegre: Bookman, 2009
- [2] BARRIE, J.M. Peter Pan. Porto Alegre: L&PM, 2011
- [3] COLLARO, Antônio Celso. Projeto Gráfico - teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000.
- [4] COLLODI, Carlo. Pinóquio. Porto Alegre: L&PM, 201
- [5] GENETTE, Paratextos Editoriais. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
- [6] GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (dir). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1999. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.
- [7] HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.
- [8] HASLAM, Andrew. O livro e o designer II - Como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2007
- [9] HENDEL, Richard. O Design do livro. Cotia: Atelie Editorial, 2003.
- [10] LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
- [11] LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
- [12] NECYK, Barbara Jane; CIPINIUK, Alberto. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação (mestrado em Design)- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
- [13] PERRAULT; GRIMM; ANDERSEN & outros. Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
- [14] SAMARA, Timothy. Grid: Construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007
- [15] TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
- [16] WILDER, Laura Ingalls. Uma casa na floresta. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012.
Como citar:
Medeiros, Sibelle; Farbiarz, Jackeline Lima; Necyk, Barbara Jane; "O projeto gráfico dos livros de bolso como elemento mediador da leitura", p. 53-64 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-005
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações